Economia do crime: estudo de casos nas penitenciárias paranaenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação entre Direito e Justiça
O apelo á justiça e a inovação de um direito justo tem marcado a história do homem desde a criação e constituem premissas, para o seu aperfeiçoamento e evolução numtempo, em que o sobressalto no abismo e o abeirar do caos coloca novos e mais complexos desafios à inteligência humana.
Antes de iniciar a relação entre ambos, deve se compreender a noção de cada umseparadamente.
A palavra direito é usada em diversos sentidos. Sendo que se falarmos do direito de determinado país, do direito positivo (norma agendi), por exemplo, estaremos nos referindo aoconjunto da legislação em vigor. Se empregarmos a expressão direito natural, estaremos referindo aos princípios que se supõem idênticos por toda parte e inspiradores do direito positivo.
A palavra direitopode ainda designar a faculdade atribuída a cada qual de mover a favor de suas pretensões a ordem jurídica e teremos aí o direito subjetivo (facultas agendi).
Tendo por base a legislação positiva,direito é norma de conduta e organização coativamente imposta, ele conduz, organiza, dirige. Sendo ele normativo, por intermédio dessa norma são os indivíduos coagidos a certas ações, a certasreparações, a certas abstenções.
A partir da conjugação de dois elementos, temos a ideia de direito – a sociedade e o indivíduo. Segundo Levi “a ideia do direito não podia nascer na consciência individual, se ohomem não vivesse em sociedade com outros homens”. O mundo do direito é o mundo das relações entre os homens.
De fato, é o direito a única relação inteiramente determinada pela coexistência humana eque se exaure de homem para homem. Direito e justiça enquanto comportamento social, é referente ao âmbito social, ou seja o convívio entre as pessoas.
O direito corresponde a duas exigênciasfundamentais da vida social: segurança nas relações entre os homens e justiça.
Tendo uma conceituação abstrata complexa, justiça é: ideia-valor; sentimento e retribuição.
Como ideia-valor, a justiça...
tracking img