Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Este trabalho é um estudo de caso clínico que teve como local de realização a Clínica Cirúrgica Masculina do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no decorrer do Ensino teórico-prático (ETP) da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II, do 5º período do curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), daUniversidade Federal Fluminense (UFF).
Este estudo de caso clínico tem como objetivo contribuir para a articulação dos conteúdos apresentados em sala de aula como: as técnicas e procedimentos de enfermagem, a necessidade do pensamento crítico no decorrer da atuação do enfermeiro, a metodologia da assistência em enfermagem, a relação interpessoal cliente – enfermeiro e todo o conhecimentocientífico visto até o momento durante a disciplina. Tal levantamento de dados dará base para a formação dos diagnósticos, resultados e as intervenções de enfermagem.
Justifica-se a realização desse trabalho devido à necessidade de aprimoramento da assistência em saúde individualizada ao cliente de acordo com as suas necessidades tendo em vista o despreparo constantemente notável durante os cuidadosprestados por profissionais de enfermagem.
O paciente o qual realizamos nosso estudo de campo de estágio, foi o paciente C.M do sexo masculino, de 74 anos, com diagnóstico médico de Síndrome de imunodeficiência Adquirida (SIDA) e obstrução intestinal. O motivo da internação clinica masculina pós operatória, foi a obstrução intestinal onde foi realizado uma laparotomia exploradora.2. Metodologia
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa cujo método de escolha foi através da realização do gerenciamento de caso, o qual prioriza o acompanhamento do paciente, uma análise detalhada dos problemas do paciente e de suas necessidades, assim como de seus familiares e dessa forma a promoção de um acompanhamento contínuo do paciente.
A obtenção de informações foi feitaatravés do método de coleta de dados através da entrevista para obtenção dos dados subjetivos e consulta ao prontuário, a fim de buscar um maior conhecimento sobre o histórico do cliente para que dessa maneira, fosse possível direcionar o nosso cuidado para suas reais necessidades.
A partir da análise dos dados coletados foi realizada a elaboração dos diagnósticos através do NANDA, para traçar osresultados foi utilizado o NOC e o passo seguinte, foi o uso do NIC para a construção das intervenções e novamente foi utilizado o NOC para análise do resultado final após as intervenções realizadas.
O sujeito do estudo foi um paciente com 74 anos, apresentado hiperplasia prostática benigna (HPB), hipertensão arterial e hérnia de disco. O motivo da internação foi a HPB. Este estudo foi realizadodurante o período de 29 de novembro do ano de 2011 até 1º de dezembro de 2011, como parte do processo de avaliação da disciplina de enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II. O local de estudo foi a Clínica Cirúrgica Masculina do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) no município de Niterói.














Revisão Bibliográfica
3.1 Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Ahiperplasia prostática benigna é uma condição frequente na população masculina a partir dos 50 anos de idade, principalmente na terceira idade, tanto que sua presença pode ser considerada muitas vezes como um achado normal.
São as seqüelas ou complicações da HPB que vão determinar a necessidade de tratamento do paciente. As mais freqüentes são: sintomas miccionais, infecção urinária, hematúria eobstrução urinária.
A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra. A HPB consiste no aumento benigno do volume da próstata
A urina é armazenada dentro da bexiga. Quando esta está cheia, a bexiga elimina o conteúdo urinário através da uretra. A próstata localiza-se ao redor da uretra (circundando a uretra), portanto, uma vez...
tracking img