Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: Afinal, quem manda aqui?

Questões
1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
Devido á alta competitividade presente no mercado, Ricardo foi induzido ainvestir em novas tecnologias e a buscar inovações, o que a longo prazo deixou a situação financeira da empresa muito delicada. Diante dos fatos, a mudança na maneira de administrar, o que antes erauma pequena empresa e aos poucos se tornou uma grande organização, foi imprescindível, onde a diferença de formação entre o pai e os filhos e as divergências de idéias, foram pontos cruciais para oinicio dos conflitos entre eles.

2 – Quem deve “mandar” na empresa?
Apesar da experiência de Ricardo, os filhos devem tomar as rédeas da empresa, devido ao conhecimento técnico e acadêmico aguçado epor terem uma visão mais ampla de mercado.

3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Ambas são de grande relevância, mas de acordo com ocrescimento da empresa, somente a experiência prática e uma educação básica não são suficientes, para se ter uma administração bem sucedida é necessário uma formação educacional em diversas áreas,qualificação acadêmica e espírito de liderança.

4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?
Em virtude da situação financeiradelicada e o aumento da concorrência, a presença de um consultor qualificado é extremante importante para enfrentar os novos desafios da empresa.
Com os objetivos de planejar, organizar, liderar econtrolar, o consultor buscaria maneiras eficazes de recuperar e motivar a empresa.
Convenceríamos o Ricardo, mostrando que até mesmo nas grandes empresas multinacionais, a contratação de um consultorse faz necessária para reversão de uma situação negativa e para progressivos benefícios.

5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Devido a uma...
tracking img