Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
Departamento de Enfermagem
Curso de Enfermagem

Arlane Silva Chaves

ESTUDO DE CASO DE PACIENTE COM ICC DESCOMPENSADA DECORRENTE DA ESTENOSE E REGURGITAÇÃO DE BIOPRÓTESE DA VÁLVULA MITRAL

CAXIAS
2010
Arlane Silva Chaves

ESTUDO DE CASO DE PACIENTE COM ICC DESCOMPENSADA DECORRENTE DA ESTENOSE EREGURGITAÇÃO DE BIOPRÓTESE DA VÁLVULA MITRAL

Estudo de caso realizado durante o estágio supervisionado II, na enfermaria do Hospital Geral de Caxias Gentil Filho, para obtenção parcial de nota.
Preceptor: Enf. Adonias Ribeiro de Sousa.

CAXIAS
2010
SUBSTITUIÇÃO VALVULAR

A sobrevida de pacientes com miocardiopatia e insuficiência mitral secundária em classe funcional IV é muito pequenaem curtos períodos de observação, apesar dos progressos consideráveis obtidos com o tratamento médico. Tem sido demonstrado que o aparecimento de insuficiência mitral secundária piora o prognóstico e a qualidade de vida e que a correção da insuficiência mitral permite melhor controle do paciente. A substituição valvular é feita quando a valvuloplastia ou reparação valvular não se constituem emalternativas viáveis, no tratamento de patologias valvulares.
As próteses valvulares podem ser mecânicas ou tissulares (biológicas). As últimas podem ser xenoenxertos suínos ou bovinos, homoenxertos ou auto-enxertos.
Todas as substituições valvulares por próteses criam um grau de estenose quando elas são implantadas no coração. Em geral, a estenose é branda e não tem efeito sobre a funçãocardíaca.
O paciente está em risco de muitas complicações pós operatórias, como hemorragia, tromboembolia, infecção, ICC, hipertensão, disritmias, hemólise e obstrução mecânica da válvula.

REGURGITAÇÃO MITRAL

A regurgitação mitral consiste no refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Com freqüência as margens da válvula mitral não conseguem se fechar durante a sístole.
A cadabatimento do ventrículo esquerdo, parte do sangue é forçada para trás, para dentro do átrio esquerdo. O fluxo retrógrado do sangue a partir do ventrículo diminui o volume de sangue que flui para dentro do átrio a partir dos pulmões. Em conseqüência disso, os pulmões ficam congestos, adicionando mais tarde, tensão extra sobre o ventrículo direito.

Manifestações Clínicas

Frequentemente aregurgitação mitral aguda é assintomática, mas a regurgitação mitral crônica comumente se manifesta como insuficiência cardíaca congestiva (ICC) grave. Sendo que as queixas mais comuns são dispnéia, fadiga, fraqueza, palpitações, falta de ar aos esforços e tosse causada pela congestão pulmonar.
O tratamento médico é idêntico ao da ICC. A intervenção cirúrgica consiste na substituição ouvalvuloplastia da válvula mitral.

ESTENOSE MITRAL

É uma obstrução do fluxo sanguíneo que flui do átrio esquerdo para dentro do ventrículo esquerdo.
Normalmente a abertura da válvula mitral é tão ampla quanto o diâmetro de três dedos. Nos casos de estenose acentuada, a abertura se estreita até a largura de um lápis. O átrio esquerdo apresenta grande dificuldade para mover o sangue para dentro doventrículo por causa da resistência aumentada do orifício estreitado; ele se dilata e hipertrofia devido ao volume sanguíneo aumentado que detém. Como não existem válvulas para proteger as veias pulmonares contra o refluxo do sangue a partir do átrio, a circulação pulmonar fica congesta. Em conseqüência, o ventrículo direito deve contrair-se contra uma pressão arterial pulmonar elevada, estandosujeito a tensão excessiva e posterior falha.

Manifestações Clínicas

O primeiro sintoma é com freqüência é a dificuldade respiratória aos esforços, por causa da hipertensão venosa pulmonar, demonstram também fadiga progressiva, devido à diminuição do débito cardíaco, podem expectorar sangue, tossir e experimentar infecções repetidas.
A antibioticoterapia profilática é instituída para evitar...
tracking img