Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRUDUÇÃO



Este trabalho tem por objetivo descrever as etapas do projeto de criação, desenvolvimento e comercialização da “HOME BAKERY” uma máquina automática de fazer pão produzida pela empresa Matsushita, entre os anos de 1983 e 1987 quando a mesma foi lançada no mercado.

|ETAPAS DE UM PROJETO:|
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |


A seguir serão descritas cada uma das etapas apresentadas na figura acima.


1. PREPARAÇÃO


A Corporação MATSUSHITA anuncia em 1983 um plano de três anos chamado “ACTION 61”. Apreparação para se chegar a idéia inicial se deu através da instalação do caos criativo ao grupo de eletrodomésticos em 1983,da empresa Matsushita onde a mesma desenvolveu um plano de três anos chamado “Action 61” que significava “ação, redução de custos, produtos tópico, iniciativa em marketing, reativação organizacional e nova força gerencial.”
Em 1984, como parte do ACTION 61, foramintegradas três divisões na Divisão de eletrodomésticos de cozinha, a divisão de panelas de arroz,que fabricava panelas de arroz controladas por microcomputadores; a divisão de eletrodomésticos geradores de calor, que fabricava chapas térmicas, fornos, torradeiras e cafeteiras usando a tecnologia de indução de calor,; e a divisão de rotação, que fabricava produtos motorizados como processadores dealimentos.
Mesmo com a integração dos departamentos as vendas continuavam caindo.Os funcionários que tinham orgulho do negócio essencial tradicional, sentiam que, a não ser que pudessem desenvolver um produto inovador, um produto totalmente novo baseado em uma tecnologia única que combinasse o conhecimento das três divisões, sua habilidade em melhorar a competitividade da empresa seriaquestionada.
Uma equipe de planejamento foi enviada aos Estados Unidos em 1984 , a fim de observar as tendências no dia –a – dia dos norte americanos, a conclusão foi de que os eletrodomésticos de cozinha deveriam simplificar a preparação das refeições, mas ao mesmo tempo, torná-las saborosas e nutritivas ( Fácil e Rico).


1.1 Idéia Inicial


Um pouco depois da equipe de planejamentovoltar ao Japão a Hoshiden Electronics Co., Ltd, propôs um novo projeto de uma máquina automática de fazer pão em casa.. A partir desse desenvolvimento, a equipe da Matsushita viu imediatamente que o conceito “Fácil e Rico” poderia ser associado a uma máquina automática de fazer pão.





1.2 Definição do Produto


Uma máquina que deve misturar, fermentar e assar o pãoautomaticamente, bastando para isso adicionar os ingredientes, com um cronômetro interno para permitir ao usuário adicionar os ingredientes à noite e que o pão esteja pronto para ser servido pela manhã.




1.3 Definição de Atividades, Prazos e Custos



As atividades tiveram inicio em abril de 1984, e foram desenvolvidas no Laboratório de Eletrodomésticos, um laboratório de pesquisa edesenvolvimento utilizado pelas quatro divisões que haviam se unido. Estas foram coordenadas por um líder, que tinha na sua equipe um profissional especializado no projeto mecânico e um analista de desenvolvimento de software, ambos familiarizados com a fabricação de pão. Não foi estabelecido prazos, mas o lançamento da máquina ocorreu em fevereiro de 1987. O texto não apresenta custos apenas descreveque foram produzidos mais de 5 mil pães, usando 1,5 toneladas de farinha, 66 quilos de manteiga e cem quilos de açúcar.



1.4 Proposta Básica



Produzir uma máquina de fazer pão automática em que o alimento produzido atendesse ao conceito “Fácil e Rico”




1.5 Aprovação



Após o retorno da equipe ao Japão a empresa Matsushita recebeu a proposta de fazer uma...
tracking img