Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso

General Electric Company: iniciativa de implantação de e-business (Negócio
Eletrônico) e de e-commerce (Comercio eletrônico).

Nenhuma companhia tornou tão explicito o compromisso de transformar radicalmente suas operações aderindo ao e-business e ao e-commerce como a General Electric. O que motivava a GE era o receio de que novos concorrentes pudessem reduzir seuslucros extraordinários.
Foi essa idéia que Jack Welch, seu ex-presidente, tentou incutir na mente de seusgerentes em janeiro de1999 ao mandar que “Destruíssem seus negócios e os adequassem à internet antes que a atuação das pontocoms tivesse a chance de destruí-los”. A partir daquele momento, a mudança para e-business tornou-se um principio político, com cada unidade de negócio da GEdedicando-se a integrar a integrar seus fornecedores e clientes a seus processos internos.
Welch adotou quatro importantes estratégias de negócio: globalização, serviços, ebusiness, e o programa de qualidade total conhecido como “Seis Sigma”. Em vez de criar uma quinta alternativa, o novo presidente, Jeff Immelt, decidiu tornar as quatro iniciativas da GE, já existentes, “mais amplas e profundas”.Sob a bandeira de “Nenhum escritório atrasado”, por exemplo, ele está pedindo aos gerentes para digitalizar ou terceirizar os setores de seus negócios que não atingem o cliente. Immelt também apóia o desenvolvimento de “cabinas digitais” ou portais de informação empresarial que permite aos gerentes acompanhar o essencial dos seus negócios a cada momento. Com tudo isso a meta de economia da GEcom o e-business foi de U$ 1,6 Bilhão em 2001.

O principal encarregado pela tecnologia de GE é o CIO (Chief Information Officer, o diretor de tecnologia de informação) Gary Reiner. Este não hesita em levantar questões desafiadoras e soluções fundamentadas em tecnologia, relativas ao potencial empresarial da tecnologia da informação e à sua influência no desempenho da companhia. Por isso,Reiner vem simplesmente liderando uma revolução cultural na GE. A meta é tirar proveito total da internet para vender produtos e serviços, simplificar as operações internas e a compra de materiais e suprimentos. Em conseqüência, a GE está bem asa frente das 50 maiores corporações dos Estados Unidos na obtenção de benefícios com a web.
A tendência da GE a aplicar o poder da internet em todaa empresa – uma iniciativa denominada “Destroyyourbusiness.com” agora mais sobriamente chamada de digitalização – apresenta 3 lados.
No lado da venda, as vendas on-line das divisões da GE passaram de quase nada, em 1998, para mais de U$7 bilhões em 2000 – aproximadamente 5% da receita da companhia. Isso representa bem menos que a meta pretendida de 30% -, mas ainda era superior ao dobrodas vendas da Amazon.com, pois a GE vendeu de tudo na web: de fundos mútuos a serviços de conserto de motores a jato.

No lado da compra, ao final de 200, a GE havia adquirido mais de U$ 6 Bilhões em bens e serviços por meio de leilões on-line e, nos aos seguintes gastou de U$14 a U$30 bilhões on-line. Engenheiros de sua empresa de locomotivas, por exemplo, desenvolveram uma ferramenta paraweb que permitia à GE realizar, num só dia, até 100 leilões para que as companhias realizassem ofertas em contratos de fornecimentos de materiais e serviços à empresa. Em 2001 os leilões on-line reduziram os custos de compras da GE, diminuindo os preços e os custos das transações em mais de U$ 600 milhões.
O resto dos U$ 1,6 bilhões em custos que a GE planejou eliminar em 2001 viria do ladoda produção – os processos internos da companhia estão se condensando com as tecnologias da internet. Por exemplo, uma das chaves para a redução de custos planejada foi à invasão de ferramentas de colaboração para funcionar na internet. A companhia realizou um grande contrato para as ferramentas de desenvolvimento Quickplace (que permite aos empregados criarem locais de trabalho na internet) e...
tracking img