Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

LAYOUT: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RT INDÚSTRIA DE RÓTULOS LTDA

RESUMO Este artigo apresenta o layout da empresa RT Indústria de Rótulos Ltda. O objetivo foi pesquisar o layout da empresa, verificar se haviam falhas neste ínterim e como solucioná-las. A metodologia empregada foi descritiva qualitativa. Conclui, portanto, que há a necessidade de melhorias no layout da empresa, ampliação emelhor acomodação de maquinário e matérias-primas. Palavras-chave: Layout. Organização. Falhas. ABSTRACT This article presents the layout of the company RT Indústria de Rótulos Ltda. The objective was to investigate the layout of the company, verify whether there were flaws in the meantime and how to fix them. The methodology used was descriptive qualitative. Therefore concludes that there is aneed for improvements in the layout of the company, expansion and better accommodation of machinery and raw materials. Keywords: Layout. Organization. Failures.

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa, para se fixar no mercado, além de uma boa campanha de marketing e fixação de marca, há a necessidade da organização, de um layout agradável para que clientes internos e externos não se sintam “perdidos” diantede uma possível poluição visual. Os clientes externos precisam enxergar a empresa bem organizada, para não ter a impressão errada de má organização e os clientes internos necessitam de tudo em seu devido lugar, para facilitar o trabalho, saber onde encontrar o material necessário para a linha de produção. De acordo com Davis et al. (2001, p. 263) o objetivo geral no desenho de um layout éproporcionar um fluxo de trabalho de materiais fluido através da fábrica, ou um padrão de tráfego que não seja complicado tanto para clientes como para trabalhadores em uma organização de serviços. Isso se deve ao fato da necessidade de melhorias na produção e funcionalidade da empresa, ela não dará o lucro satisfatório, nem atendendo as necessidades dos clientes. Cada vez que se perder tempo procurando 2

um material, serão minutos preciosos na competitividade com demais empresas e não havendo espaço físico ideal, não haverá crescimento na produção. Assim sendo, o problema da pesquisa, que nasceu de observações rotineiras, é: pode haver possíveis falhas existentes na organização referente ao espaço físico limitado a maquinários e matéria-prima? Procura-se aqui apresentar os conceitos delayout, a estrutura da empresa estudada e possíveis soluções para as falhas encontradas. A metodologia descritiva qualitativa foi a escolhida para este estudo de caso, pois com ela pode-se apresentar a descrição dos dados por meio de palavras, questionários e não apenas com números, que muitas vezes, são incompletos. Os objetivos foram verificar a estrutura do layout da empresa, se a estrutura dolayout atual comporta o crescimento da produção, verificar e apontar as possíveis falhas no layout da organização e propor, se necessário, um novo layout, em conjunto com os clientes internos apresentando para o gestor da empresa, esperando que assim, conseguirá solucionar e eliminar estas anomalias referentes ao espaço físico.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Layout

Muther (1955, p. 3) afirma que,o layout ou arranjo físico de uma empresa preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Explicando de forma simples, definir layout é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção, segundo a natureza da atividade desempenhada pela empresa. É o visual da empresa, é o que todos olharíamos ao adentrarmos uma companhia. Entretanto,Muther (1955, p. 3) ainda enfatiza: em uma indústria de grande porte ou em uma multinacional esse procedimento não é tão simples assim, pois um pequeno erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e assim, causar custos altíssimos para a reorganização.

3

É notório verificar que é muito mais simples preparar o...
tracking img