Bioma cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)INTRODUÇÃO:
A extensa região central do Brasil compõe-se de um ‘mosaico’ no que se refere à vegetação, solo e clima. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, estando atrás somente da Floresta Amazônica. Esse bioma possui 2 milhões de km² que estão dispersos em dez estados, o que corresponde a 23,1% do território brasileiro.
Também denominado de savana brasileira, avegetação herbácea possui um acervo natural de mais de 420 espécies de árvores e arbustos. O solo profundo, ácido e de baixa fertilidade, tem altos níveis de ferro e alumínio.
Este bioma também se caracteriza por suas diferentes paisagens, que vão desde o cerradão (com árvores altas, densidade maior e composição distinta), passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com árvores baixas eesparsas), até o campo cerrado, campo sujo e campo limpo (com progressiva redução da densidade arbórea).
Ao longo dos rios existem fisionomias florestais, que são conhecidas como florestas de galeria ou matas ciliares. Essa diversidade abrange muitas comunidades de mamíferos e de invertebrados, além de uma importante diversidade de microorganismos, tais como fungos, associados às plantas característicasdessa região.
















2)LOCALIZAÇÃO E SOLO:
O Bioma Cerrado (Fig.1) compreende aproximadamente 207 milhões de hectares (24% do território nacional).

Os solos são antigos, profundos, bem drenados com baixa fertilidade natural e acidez acentuada.
Até meados dos anos 1970, o Cerrado era visto como uma região apropriada para à agropecuária extensiva. Em 1975 o governoinstitui um conjunto de ações para acelerar o desenvolvimento de alguns Estados (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso
e Distrito Federal). Além de créditos para investimentos, custeio e comercialização foram estabelecidos preços mínimos e seguro agrícola.
Porém após um diagnóstico de fertilização do solo, constaram alguns problemas, entre eles, o da baixa fertilidade do solo. Estes apresentavamfração argila com baixa atividade química e troca de cátions, elevada saturação de alumínio e carência generalizada de cálcio, magnésio potássio e fósforo.
Como solução foram desenvolvidas técnicas de correção e adubação dos solos e a seleção de variedades de grãos e pastagens tolerantes ao alumínio.
O uso de gesso, que corrige a deficiência de cálcio nas camadas mais profundas dos solos doCerrado favoreceu o desenvolvimento de raízes em maior volume de solo, tornando as culturas mais resistentes à deficiência hídrica e melhorando o aproveitamento de nutrientes.
O desenvolvimento de técnicas de manejo dos solos, como o plantio direto, a utilização de implementos adequados, a adubação verde, contribuiu para manter a propriedades físicas, aumentando a infiltração da água e diminuindo osriscos de erosão, auxiliando na recuperação e conservação dos solos.







3)CLIMA:
O Bioma Cerrado tem um clima que caracteriza-se por uma estação seca que é de maio a setembro, e outra chuvosa que é de outubro a abril. O clima no território brasileiro varia de acordo com cada região (Figura 1). A precipitação média anual é de 1500 mais ou menos 500 mm. O período de seca chega há trêssemanas, os veranicos (curto períodos de seca) podem ocorrer também durante a estação chuvosa especialmente nos meses de janeiro e fevereiro.
Ventos fortes e constantes não são características do cerrado. Normalmente a atmosfera é calma é só em agosto que podemos observar a ocorrência de ventanias, a radiação solar é bem intensa.(embrapa,AG01,Abertura)






Figura 1 –Mapa relacionado ao clima no território brasileiro. (.blogspot.,climas-do-brasil.)








4)VEGETAÇÃO:


O cerrado é um dos grandes biomas que compõem o Brasil, juntamente com a Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga e Pampa. (portaleducacao, biologia, artigos,cerrado), (brazadv,brasil,biomas.)
Por abranger oito estados brasileiros como Minas Gerais, Goiás, Tocantins,...
tracking img