Bioma cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
ECOLOGIA FLORESTAL














BIOMA CERRADO


André Celestino
Gisélia Aguiar
Jean Henrrique
Talita Nunes
Taynara Dias








GOIÂNIA
MARÇO, 2012

SUMÁRIO

Introdução 3Bioma cerrado 3
Características Específicas 4
Clima 4
Vegetação 5
Formações Florestais 5
Matas de Galeria 6
Matas Secas ou Florestas Estacionais 6
Processos importantes 7
Cerradão 8
Processos importantes 9
Formações Savânicas 10
Cerrado Sensu Stricto ou Cerrado Típico 10
Processos Importantes11
Veredas 12
Processos importantes 12
Formações Campestres 13
Campos 13
Processos importantes 14
Solos 15
Fauna 16
Unidades de Conservação do Bioma Cerrado 17
A Flora e Seu Aproveitamento 19
Acrocomia aculeata 20
Caryocar barsiliense 21
Dipteryx alata 22
Hymenaea stigonocarpa 23Mauritia flexuosa 24
Solanum aff. Licocarpum 25
Cerrado: problemas gerais 26
E suas possíveis soluções 26
Conclusão 29
Anexos 31
Figura 1 31
Figura 2 32
Figura 3 33
Figura 4 34
Referências Bibliográficas 35




Introdução

O Bioma Cerrado possui grande biodiversidade, é o segundo maior bioma doBrasil, estende-se por uma grande faixa do Brasil possuindo grande concentração no Planalto Central, no Centro-Oeste. Goiás, juntamente com o Distrito Federal apresentam uma grande concentração de cerrado em sua vegetação. O Bioma pode ser caracterizado em diversas fitofisionomias peculiares com, clima, solo (vegetação, fauna), diferentes. Dentre elas, destacamos as Formações Florestais, Savânicas,Campestres.
Apesar de ser muito rico, foi muito degradado pela ação antrópica para desenvolvimento de cidades, pecuária extensiva, envolvendo queimadas e outras ações que prejudicaram muito sua fauna e flora existentes. Hoje, reconhecemos estes problemas, falamos sobre sua diversidade e estudamos o seu manejo para que seja preservado e com isso mantenha também a qualidade de nossas águas queestão sob suas terras.

Bioma cerrado



É considerado bioma, o conjunto de ecossistemas cujas características de vegetação, fauna e flora são semelhantes, ocorrendo em determinada região. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil (onde é superado apenas pela Amazônia) e da América Latina. Segundo Silva (2008), cerca de 24% do território brasileiro é englobado pelo cerrado. “Ocupapraticamente todo o Planalto Central brasileiro, estendendo-se por mais de dois milhões de quilômetros quadrados (Caruso, 1997).” Segundo Caruso (1997), pode-se dizer que a quarta parte do território brasileiro é constituída pelo Cerrado. Também está presente em praticamente toda a Região Centro-Oeste, partes da região Norte, Nordeste e Sudeste. Quase a metade da área do Cerrado está concentrada nosestados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, como se pode observar na Tabela apresentada (Figura 1).
A área de extensão do Cerrado é de cerca de 200 milhões de hectares. Caruso nos diz que em 1997, 5% dessa área está ocupada pela agricultura e 15% com pastagens, mostrando que com correções de solo e manejo adequados, pode ser utilizada para a produção de alimentos.
O cerrado é umbioma especial por possuir uma rica biodiversidade com algumas características extremamente próprias, possuindo em pontos diferente formações vegetacionais. As bacias hidrográficas Paraguai, Araguaia, Tocantins, Parnaíba e São Francisco banham suas extensões territoriais. “Ele pode ser dividido em três grupos de formação vegetacional que são: florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e...
tracking img