Metodologia am

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

A cada dia mais e mais empresas que desenvolvem software identificam a necessidade de criar modelos antes de partir para a implementação na tentativa de documentar o problema a ser resolvido e a solução a ser adotada. Mas faz sentido gatar um mês para modelar algo que demoraria 2 meses para ser desenvolvido? Quais modelos realmente são necessários para documentar e representar asolução?

Perguntas como estas são muito comuns para aqueles que estão iniciando ou para aqueles que ainda não tem muita clareza quanto a ter no seu processo de desenvolvimento de software um esforço de modelagem.

Uma das propostas para solucionar este problema é o AM - Agile Modeling, que visa aumentar a eficácia da equipe de um projeto de desenvolvimento de software visando uma construçãoflexível e buscando utilizar artefatos somente quando se faz realmente preciso.

O AM não é uma metodologia de desenvolvimento ágil como XP - eXtreme Programming ou SCRUM, mas sim uma metodologia de modelagem ágil, ou seja, pode ser utilizada dentro de metodologias ágeis mas também em metodologias prescritivas como o Unified Process.

AM é uma coleção de melhores práticas (valores, princípios epráticas de modelagem de software) que podem ser aplicados em um projeto de desenvolvimento de software de forma eficaz e leve.


[pic]








2. Princípios do AM (Agile modeling)

O AM foi desenvolvido por Scott Ambler a partir de 1997, baseado em processos de desenvolvimento de software já consagrados no mercado, tais como RUP (Rational Unified Process) e XP (Extreme Programming).Scott Ambler tinha o propósito de juntar os processos existentes no mercado e definir uma metodologia baseada na prática. Esta metodologia teria o foco em modelagem efetiva e documentação de softwares orientados a manipulação de informação, possibilitando ao time de desenvolvimento aplicar a metodologia desde situações mais simples até softwares mais complexos a fim de agilizar odesenvolvimento. AM não define procedimentos detalhados de como criar um modelo e sim dá orientações de como o modelador poderá ser mais efetivo.

Os princípios do AM são organizados em dois conjuntos, Princípios Essenciais e Princípios Suplementares.

AM sugere conhecer múltiplos modelos, pois assim será possível escolher o modelo mais adequado a ser usado em cada situação.

A Figura 1 detalha como asatividades definidas pelo AMDD se encaixam nas muitas interações do ciclo de vida de um desenvolvimento ágil. É simplesmente uma outra maneira de mostrar que um projeto ágil começa com pouca modelagem e evolui os modelos a cada interação de construção.


0 |1 |2 |3 |........ |n-1 |n |n+1 | | |









Figura 1. Atividades definidas pelo AMDD.

Uma implicação interessante da Figura1 é que, para que o processo tenha agilidade, não faz sentido ter pessoas que são apenas especialistas de modelagem no time de desenvolvimento. O que eles vão fazer: modelar por alguns minutos e sentar por algumas horas ou dias até a próxima iteração de modelagem? O ideal seria ter recursos mais genéricos, com mais de uma especialidade dentro do ciclo de vida de desenvolvimento, por exemplo, poderlevantar requisitos e modelar quando necessário, ou codificar e modelar.








Podemos citar duas motivações principais para a criação desta metodologia:

1. O objeto principal de um projeto de software é o próprio software e não um grande conjunto de documentação sobre ele;

2. Um artefato é feito para permitir a comunicação e a troca de informações entre a equipe e permitir adiscussão e refinamento do modelo. Então, se um artefato não esta passando informação útil ao projeto, ele não cumpre seu objetivo.

Em cima destas constatações um grupo de pesquisadores com suporte de algumas empresas criaram a Agile Software Development Alliance, onde foi definido um manifesto para o incentivo ás melhores práticas de produção de software , definindo alguns valores:
-...
tracking img