Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JOSÉ MESSIAS RANGEL

A INFLUÊNCIA DA FLORA REIJERS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE SÃO BENEDITO.

NOVA RUSSAS-CE
2011
JOSÉ MESSIAS RANGEL

A INFLUÊNCIA DA FLORA REIJERS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE SÃO BENEDITO.

Relatório apresentado ao Curso Marketing e Vendas da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisitoparcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Orientador: Prof. Aracelli Araldi

Nova Russas-CE
2011
1 Apresentação e justificativa
O presente estudo de caso foi requisitado pela Universidade do Sul de Santa Catarina e tem como objetivo descobrir a influência econômica e social exercida pela Flora Reijers na cidade de São Benedito no Ceará onde está instalada. Desta forma, procurou-seatravés do referencial teórico, de entrevistas junto à empresa investigada e com algumas entidades da cidade, analisar qual a influência econômica e social trazida por esta empresa a cidade. Morgan e Hunt (1994) identificam que a construção de relacionamentos pode ser traçada em um amplo sistema de troca e com diversos parceiros. Nesse sentido, a construção do Marketing de Relacionamento entre aflora Reijers e a cidade de São Benedito aponta como uma filosofia ou atitude capaz de modificar e melhorar a vida daquele município. São perceptíveis as mudanças ambientais ocorridas nos últimos anos e elas foram um salto importante para o desenvolvimento de um Marketing de Relacionamento que ampliasse uma acentuada mudança entre esta empresa e o município.
Para (BERRY, 2001), este novo conceitode relacionamento remete para uma mudança cultural, ou seja, para um novo modo de pensar as relações organizacionais. O marketing de relacionamento parte do princípio que a manutenção de cliente é mais vantajosa que a obtenção de novos clientes. Dessa forma, o marketing de relacionamento é mais que simplesmente uma estratégia, representa toda uma filosofia organizacional, é um modo de pensar em quese busca criar valor para o cliente e capaz de dirigir a empresa à competitividade (BERRY, 2001).
A habilidade da companhia em possibilitar um valor superior ao cliente é considerada como uma das melhores estratégias de sucesso. Além do valor, o marketing de relacionamento deve integrar outros elementos que interagem mutuamente no fortalecimento do relacionamento da empresa que são: acooperação, o comprometimento e a confiança. (GRÖNROOS, 1995).
A partir da definição de marketing de relacionamento como sendo “todas as atividades de marketing direcionadas ao estabelecimento, desenvolvimento e manutenção de trocas relacionais bem sucedidas”, Morgan e Hunt (1994, p.22) identificam que:
a construção de relacionamentos pode ser traçada em um amplo sistema de troca e com diversosparceiros.

2 Problema

Como se percebe a influência da Flora Reijers no desenvolvimento econômico e social de São Benedito.

3 Objetivos

3.1 Objetivo geral
Este trabalho tem como objetivo conhecer qual a transformação econômica e social causada por esta empresa na cidade de São Benedito visando propor uma maior qualidade e motivação para a sua manutenção.

3.2 Objetivos específicos

►Apresentar um olhar crítico sobre o relacionamento da flora Reijers com os atores econômicos e sociais da cidade;

► Identificar qual a estratégia utilizada pela empresa ao contratar funcionários;

► Examinar as motivações que levaram a empresa a se instalar na cidade;

► Propor orientações estratégicas como direcionamento de recursos no qual capacite a empresa a buscar um desempenhosuperior.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4.1 Campo de estudo

O objetivo desta pesquisa é identificar o nível de transformação trazido pela Flora Reijers a cidade de São Benedito no Ceará e como isso é perceptível econômico e socialmente. Assim constitui-se num estudo qualitativo exploratório que se utiliza um caso específico. Será feito através da pesquisa exploratória através de um estudo...
tracking img