Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INOVAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO DE IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE E UTILIZANDO SOFTWARE COLABORATIVO Autor: Pietro Júnior, Alcides Santo. Instituição: Santista Têxtil S/A. País: Brasil. Objetivos O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a experiênciade implantação de ferramentas de gestão de projetos na Santista Têxtil S/A. O artigo mostra os principais passos e decisões que aconteceram neste processo, e também apresenta resultados desta iniciativa. Métodos A definição do modelo de gestão de projetos implementado na empresa partiu fundamentalmente dos conceitos e ferramentas pregados pelo Project Management Institute e por outros autoresdeste campo de conhecimento. Ao longo do processo de implantação, um software colaborativo de gestão de projetos foi também adotado. Resultados Os resultados obtidos até agora são bastante positivos, e estão ligados às melhorias visíveis na concepção e no planejamento dos mais de 500 projetos da empresa atualmente sendo gerenciados pelo software adotado. Conclusões O desafio de implementar um conjuntonovo de conceitos em uma organização com tal porte não é simples, porém é alcançável. É visível a aceitação das pessoas pelas ferramentas definidas no modelo de gestão, e, apesar das resistências, que são inevitáveis , o modelo ganha adesão pela sua simplicidade e pelos resultados que promove.

Inovação na Implantação de Gestão de Projetos: Estudo de Caso de Implantação de Ferramentas deGerenciamento de Projetos em uma Organização Multinacional com Base nos Princípios do Project Management Institute e Utilizando Software Colaborativo

1. Introdução Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a experiência de implantação de ferramentas de gerenciamento de projetos em uma organização multinacional do setor têxtil. Esta implantação foi baseada nos princípios do Project ManagementInstitute e utilizou um software colaborativo de gerenciamento de projetos. O artigo mostra os principais passos e as principais decisões que aconteceram no processo de implantação, e também apresenta os primeiros resultados desta iniciativa, que estão sendo bastante positivos, dado o porte da organização e do projeto de implantação em si. A intenção deste artigo é, portanto, de compartilhar estaexperiência, com o intuito de disseminar os sucessos e os pontos de atenção gerados, para que outras organizações possam se beneficiar deste conhecimento. Com isso, o presente artigo contribui para a disseminação do tema “gerenciamento de projetos”, particularmente no Brasil e na América Latina, onde o trabalho vem acontecendo. É interessante notar o caráter nacional do estudo de caso, pois envolveuma organização com sede no Brasil, um software de gerenciamento de projetos desenvolvido no país e uma empresa de consultoria também brasileira. 2. O Ambiente 2.1. A Organização Santista Têxtil S. A. A experiência relatada neste documento vem acontecendo desde o final de 2002 na Santista Têxtil, única multinacional brasileira do setor e a maior exportadora do país de Brins e de Denim. Acompanhia é uma das três maiores produtoras de tecidos Denim do mundo, e é também a maior exportadora de têxteis do Chile e Argentina, países onde tem fábricas. A Santista Têxtil foi a primeira indústria têxtil a obter a certificação ISO 9002 no Brasil e na Argentina e a certificação ISO 14001 na América Latina. Em 2002, a unidade de Paulista, em Pernambuco, tornou-se a primeira do setor no país a contarcom o Sistema de Gestão Integrado1 2 .

1

Observe o caráter de pioneirismo existente na empresa, que sempre valorizou investimentos e iniciativas que conferissem a ela vantagem competitiva em relação a empresas concorrentes. Isto se deu com a implantação de Sistemas de Qualidade, de Gestão Ambiental, e agora com Gestão de Projetos.
2

“... Apenas responder de forma rápida a um estímulo...
tracking img