Estudo de caso/ tumor cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS DE 0 A 6 MESES DE IDADE NA ESF (ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA) EM CAPOEIRUÇU- CACHOEIRA-BA.¹

Cleidisnei Oliveira de Araujo, Igor Albuquerque de Carvalho, Suellen Araújo Azevedo², Djeyne Wagmacker³, Márcia dos Santos Marques ,, Vânia Hirle Almeida

RESUMO

Esse artigo trata de um estudo com abordagem quantitativa do tipo documental onde foi estudado osarquivos de um órgão público, tendo como objetivo uma análise da cobertura vacinal em 20 crianças de 6 meses de idade da Estratégia de Saúde Oscar Reis de Capoeiruçu, para favorecer então uma expansão do conhecimento e consciência dos acadêmicos para a prevenção primária, e relacionar a imunização específica,no que diz respeito a eficácia desses antígenos. A partir dessa pesquisa foi possívelidentificar a cobertura vacinal dessas crianças em relação às vacinas do calendário básico, e algumas dificuldades que os profissionais encontram para atualizar os cartões controle (cartões-sombra). Visando, apresentar a análise de como está à cobertura vacinal reconhecendo que de acordo com o calendário de vacinação da primeira infância, existem diversos fatores que interferem no acesso da cobertura demodo efetivo, como participação e conhecimento familiar sobre o que é a vacina, além da educação em saúde.

Palavras-chave: Vacina. Primeira infância. Imunização.

ABSTRACT
This article comes from a quantitative study of documentary research and studied the archives of a public agency, aiming at an analysis of vaccination coverage in 20 children aged 6 months Health Strategy (FHS) OscarKings Capoeiruçu to then favor an expansion of knowledge and awareness of the students for the primary prevention of type-specific immunization in the matter of disposition and efficacy of these antigens. From this research it was possible to identify the condition of these children in relation to vaccination, and some difficulties that professionals meet to update the vaccine cards (cards shadow).Thus, the present analysis as is the quality of primary care according to the vaccination schedule of early childhood. There are primary factors involved in the access cover effectively, as family involvement and knowledge, and education.

Keyword: vaccination, early childhood immunization.

INTRODUÇÃO

A vacinação de crianças na primeira infância, principalmente nos primeiros dias/meses devida é de fundamental importância pois, protegerá estas contra as doenças imunopreviníveis, pelo fato da impossibilidade dos recém nascidos se protegerem dos agentes infecciosos do meio, assim os imunobiológicos tem como finalidade ativar o sistema imunológico para reconhecer os agentes agressores que podem provocar doenças e reagir produzindo anticorpos capazes de combatê-los.
Apesar da crescentemelhoria da cobertura vacinal no Brasil, em alguns lugares é possível encontrar déficit no total de crianças imunizadas o que acarreta o aumento da taxa de morbidade-mortalidade, daí a relevância deste estudo, pois o mesmo identifica a cobertura vacinal em crianças com 6 meses de idade na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Oscar Reis em Capoeiruçu - Cachoeira, demonstrando as vacinas maiscomuns para o publico alvo, além de ratificar para os estudantes e profissionais de saúde a importância de uma imunização completa.
O presente artigo foi estruturado em três eixos que correspondem respectivamente: estado da arte, metodologia e análise de resultados.
O estado da arte foi realizado uma sucinta revisão bibliográfica mencionando a história da vacina, ressalta também através de umembasamento teórico as vacinas e respectivas doses indicadas para o público estudado. Já na metodologia foi uma abordagem quantitativa, pois a mesma é objetiva e tem como característica análises estatísticas, foi do tipo documental pelo fato de termos analisado os cartões de vacina (cartões sombra) da unidade que são documentos de um órgão público, o universo da pesquisa foi a ESF de Capoeiruçu,...
tracking img