Estudo de caso/ tumor cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDA RIOS DA SILVA

SUELLEN ARAÚJO AZEVEDO

THAYESKA MOREIRA DE OLIVEIRA


















ESTUDO CLÍNICO: TUMOR CEREBRAL/MENINGIOMA





























Cachoeira, Bahia,

Junho de 2012





FERNANDA RIOS DA SILVA

SUELLEN ARAÚJO AZEVEDO

THAYESKA MOREIRA DE OLIVEIRA














ESTUDO CLÍNICO: TUMORCEREBRAL/MENINGIOMA









Trabalho apresentado a Faculdade Adventista da Bahia, referente à disciplina de Saúde do Adulto I, realizado sob a orientação da Docente Neda Lyan. Sendo correspondente ao Estudo Clínico, do Estágio Supervisionado na PAM do Hospital Geral Cleriston Andrade.









Cachoeira, Bahia,

Junho de 2012

ESTUDOCLÍNICO: TUMOR CEREBRAL/MENINGIOMA



1. INTRODUÇÃO


O presente estudo objetivou pesquisar o caso clínico do paciente J. L. G. S., apartir do dia 22 de abril de 2012, em que foi admitido na emergência, no Pronto Atendimento Masculino (PAM) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na cidade de Feira de Santana – BA, apresentando síncope e cefaléia súbita e intensa. Os dados para esteestudo foram satisfatórios, entretanto por tratar-se de um trabalho documental em que são necessárias todas as informações, em que houve preenchimento dos dados por diversos profissionais, muitos foram incompletos e a forma como o estágio foi realizado não colaborou para que houvesse um acompanhamento integral da evolução do paciente, inclusive, o evoluiu-se inicialmente e depois só foi possívelavaliá-lo após cirurgia para ressecção do tumor. Portanto, este trabalho enfatiza o caso clínico com o diagnóstico de Tumor cerebral/Meningioma.
O trabalho aborda o histórico do paciente e a evolução inicial. Prossegue definindo a patologia e enfatizando a epidemiologia, a fisiopatologia dos tumores cerebrais, em especial dos meningiomas, e a terapêutica medicamentosa utilizada no paciente.Apresenta um espaço para discussão sucinta sobre o procedimento cirúrgico de interesse, mas não o enfatiza pelo fato de não ter-se acompanhado o mesmo e não encontrar-se dados satisfatórios em prontuário. Por fim, transcorre a sistematização da assistência de enfermagem e cita a evolução final junto ao possível prognóstico.

2. HISTÓRICO


Paciente J. L. G. S., 42 anos, masculino, solteiro,serralheiro, ensino médio completo, evangélico, natural de Aracajú – SE e residente em Paulo Afonso – BA, mora em casa própria, tem um filho. Foi admitido na emergência, no Pronto Atendimento Masculino (PAM) do Hospital Geral Clériston Andrade no dia 22.04.2012, acompanhado de familiares, apresentando síncope após cefaléia súbita e intensa, eupnéico, afebril. Refere não possuir antecedentesfamiliares. Nega alergia medicamentosa. Tem experiência anterior com hospitalização, há mais ou menos dois anos devido ao mesmo motivo que o levou a esta internação. Sem queixas no momento. Segue aos cuidados de enfermagem.


3. EVOLUÇÃO INICIAL DO PACIENTE



24/05/2012 às 10: 15 min. Cliente no leito, no 32º DIH com diagnóstico médico de tumor cerebral, lúcido, orientado, normocorado,normotenso (PA: 120 x 90), afebril (T: 36,5º C), eupnéico (FR: 20 rpm) e normosfígmico (85 bpm). Ao exame físico: mucosas oftálmicas normocrômicas, escleróticas anicterícas, tórax simétrico e expansivo, murmúrios vesiculares bem distribuídos em ambos hemitórax, sem ruídos adventícios, bulhas normofonéticas e rítmicas à ausculta cardíaca, abdômen semi-globoso, indolor á palpação, ruídos hidroaéreospresentes. Extremidades aquecidas e perfusas. Refere sono diminuído, eliminações presentes e aceita bem a dieta oferecida. Segue sem queixas no momento e sob os cuidados de enfermagem.

4. DEFININDO TUMOR CEREBRAL/ MENINGIOMA

Neoplasia ou tumor pode ser definido como a proliferação anormal de um tecido, que esquiva parcialmente ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à...
tracking img