Soussure

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERDINAND DE SAUSSURE

Nasceu em 1857, em Genebra, do grego e latim na universidade local, partiu para linguística em Paris e alemão e línguas indo-europeias, em Berlim e Leipzig. Apaixonado por linguagem em uma época onde haviam descoberto semelhanças linguísticas comuns entre o grego, o latim e o sânscrito.
Saussure defendeu aos 21 anos a sua dissertação sobre o primitivo sistema das vogaisnas línguas indo-europeias e aos 23 anos a sua tese sobre o uso do caso genitivo em sânscrito na Universidade de Leipzig. Lecionou na Escola Prática de Autos Estudos em Paris e aos 34 anos voltou à Universidade de Genebra para ensinar línguas indo-europeias, gramática comparativa e linguística, morreu em 1913 aos 56 anos e com um livro por escrever.
Seus discípulos, Charles Bally e AlbertSechehaye, reuniram as anotações dos cursos que fizeram com Saussure e publicaram em 1916 o Curso de Linguística Geral, obra fundadora da linguística moderna e base do estruturalismo adotado depois por Levi- Strauss, Lacan, Foucault entre outros.


SEMIOLOGIA

A semiologia vem do grego, SEMION = SIGNO. A ciência que estuda os signos, também é chamada de SEMIÓTICA pelo americano, Charles Peirce. Alinguística é uma parte da semiologia, a que estuda a linguagem humana. O Signo funciona como um guardador de lugar de cada idéia dentro da língua, faz a união do sentido com a imagem acústica, é como uma moeda, de um lado fica o significante, que é a imagem acústica e psíquica da palavra ( o corpo da idéia ) e do outro fica o significado, a alma da palavra (o conceito), um não vive sem o outro.Pegue o signo casa por exemplo, quando você ouve ou lê o significante casa (C+A+S+A ) o corpo da palavra , na mesma hora vem a ideia na cabeça de abrigo, a alma da palavra.
Saussure desenvolveu a sua doutrina em dicotomias, ou seja, divisão em duas partes. “ A linguagem é redutível assim por ser dualidades ou pares de coisas.”
A 1ª dicotomia, Significado e Significante é o que acabamos deexplicar, depois temos a língua e a fala, para Saussure língua em francês Langue é diferente de fala em francês paroles língua é social resultado coletivo do consenso da pessoas sobre os seus signos, fala é individual.
” A língua é ampla, tesouro depositado pela prática da fala de todos os indivíduos pertencentes a mesma comunidade”.
Como se todo mundo fizesse um trato tão importante que como dizo professor Castelar de Carvalho, no seu livro UFRJ , Para Compreender Saussure, a sociedade pode abolir qualquer de suas instituições exceto a língua. A língua é exterior ao indivíduo, é um sistema homogêneo de signos que exprime ideias como um dicionário gigante, a fala ao contrário é multifacetada, heterogênea, cada pessoa escolhe com que signos vai exprimir suas ideias. Exemplo:
Eu falo:Minha casa é azul.
Você fala: Minha moradia é cor do céu.
A língua é a mesma e o significado também, mas na fala cada um escolhe o seu significante.
Diacronia, é a pesquisa histórica que investiga como a língua evolui e se modifica externamente no tempo, por exemplo, como foi que a senhorinha virou senhorita?
Sincronia, é a pesquisa descritiva, foca no interior da língua em um tempo X no intuitode descobrir como a língua funciona, Saussure foi muito criticado porque focou na sincronia.
“ Eu queria era entender as relações dos signos uns com os outros dentro da língua sincronicamente, isto é, ao mesmo tempo e não ao longo do tempo.”
Ele compara a língua a um jogo de xadrez. “ No xadrez o valor de cada peça depende sua posição no tabuleiro, na língua também cada peça tem seu valordeterminado pela oposição aos outros elementos, o tempo não muda a regra básica do jogo, isso nos leva a linearidade e a arbitrariedade”.
A língua tem linearidade , ou seja, os elementos são colocados em linha um atrás do outro em uma ordem pré estabelecida, que faz com que você fale: A pata nada, e não, A nada pata, embora o pensamento não seja sucessivo e linear, quando ele, se concretizam em...
tracking img