Estudo de caso marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Sócio-Econômico
Departamento de Ciências Econômicas








Estudo de caso: Marcopolo











Introdução
Um bom sistema de transportes é essencial na economia de um país. O Transporte de passageiros tem como função primordial assegurar o acesso de pessoas e permitir a realização das atividades desejadas. Além disso, o modelode desenvolvimento adotado na segunda metade do século XX privilegiou a modalidade rodoviária, utilizando a infra-estrutura e seus demais componentes da cadeia, como fator de integração econômica, social e como elemento de interiorização na ocupação territorial.
Nesse contexto, em 1949 o processo de urbanização no Brasil começava a acelerar, e o transporte de passageiros apresentava-se como umdos pilares para o crescimento das cidades. Foi neste contexto, que no dia 6 de agosto, fundou-se a empresa Nicola & Cia, posteriormente Marcopolo, que tinha como principal finalidade construir carroçarias de ônibus, hoje está presente com fábricas próprias no Brasil e no exterior.
O trabalho iniciará apresentando o histórico da empresa estudada, a Marcopolo S.A. Serão citados os principais fatosem sua história, alguns prêmios ganhos ao longo do tempo e sua evolução e mudanças de foco que a trouxeram até os dias atuais.
Em seguida, serão mostradas características do setor das encarroçadoras, o qual a empresa está inserida. Será analisada a participação brasileira no âmbito mundial, bem como a participação da Marcopolo na indústria nacional e internacional. Seus principais concorrentestambém serão citados, bem como o market share que mantém com os mesmos. Finalizando a análise ambiental, será tratado então das barreiras de entrada do setor.
O estudo seguirá tratando de suas estratégias de crescimento, focando-se na internacionalização, sua principal forma de crescimento. Mostrará como se deu essa internacionalização, os obstáculos e em que países a empresa atua, seja porjoint-venture ou com fábricas próprias. E por fim, será ilustrada a evolução de seus lucros.
Espera-se então que o estudo possa atender às exigências propostas e que as informações aqui contidas sejam relevantes e de simples compreensão.





Histórico

A Marcopolo S.A. é uma empresa localizada na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, fundada em 1949. Atualmente, lidera o mercado nacionalde fabricação de carrocerias de ônibus e está entre as principais do mundo neste setor. Tem por visão ‘‘Ser reconhecida mundialmente como a empresa brasileira mais competitiva nos segmentos de negócios em que estiver atuando e de sólida imagem econômica e social”.
Nos primeiros anos da empresa, sua produção era completamente artesanal e não havia chassis de ônibus. O primeiro ônibus levou cercade três meses para ser fabricado. No ano de 1953, a Marcopolo passou a produzir estruturas de aço, um passo muito importante para a indústria de carrocerias de ônibus no Brasil. Essas estruturas traziam a vantagem de reduzir o peso dos veículos e, com o surgimento de tipos especiais de chassis, a produção se tornou mais rápida.
Com a política desenvolvimentista do então presidente JuscelinoKubitschek, a Marcopolo foi beneficiada com a expansão do setor automobilístico no Brasil. A empresa se expandiu, abrindo nova unidade fabril, e a produção de ônibus com chassis brasileiros teve início. Em seus primeiros dez anos, a produção foi de 600 carrocerias.
Em 1960 a produção da Marcopolo chegou a 240 unidades por ano. Logo depois, houve a assinatura do primeiro contrato de exportação, para oUruguai. Com melhorias no processo de produção, a empresa atingiu 468 ônibus montados em 1967.
A década de 70 começa com o lançamento de novos ônibus rodoviários e urbanos. Em 1971, tem início a produção de microônibus, o que confere a Marcopolo o prêmio “Distinção Indústria”, concedido pela Fiergs.
Em 1978, a empresa começa a negociar suas ações na Bovespa. No ano seguinte, quando completa...
tracking img