Estudo de casos da empresa marcopollo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONLUSÃO ...........................................................................................................11

5 REFERENCIA ........................................................................................................12


INTRODUÇÃO

O estudo proposto baseia-se no estudo de casos da empresa Marcopolo.
A Marcopolovem aproximando pessoas desde 1949, ano em que iniciou sua trajetória empresarial de superação contínua. A empresa, que tem seu nome ligado à história do transporte de passageiros, foi fundada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, com o nome de Nicola & Cia. Ltda.
Em 1971, graças ao sucesso alcançado com o lançamento do ônibus “Marcopolo”, passou a denominar-se Marcopolo S.A.
O crescimento contínuoconsolidou a organização, que já produziu em suas fábricas no Brasil e exterior, nestes 62 anos, 300.000 ônibus, com uma força de trabalho atual de mais de 18.000 colaboradores.
Um dos lemas da empresa é inovação, e de acordo com o texto o estudo será baseado em perguntas e respostas das quais o administrador precisa estar atento.
DESENVOLVIMENTO

1-Inputs transformados, inputs detransformação, outputs, ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto de Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.
Os inputs são as entradas, ou seja, os recursos, que necessitam de transformação para gerar os outputs.
Os recursos a serem transformados, são materiais, informações e consumidores.
Os transformados são recursos deinstalações e funcionários.
Outputs, são os recursos gerados na finalização do processo, ou seja o produto final formado através dos inputs.
Baseando-se na característica das indústrias de ônibus,vale ressaltar o alto índice de verticalização na cadeia produtiva.
como o texto relata existem inputs de empresas fornecedoras, os fornecedores que são divididos em níveis de acordo, com o produto queirão fornecer. Através desses produtos fornecidos, os inputs, teremos os outputs no caso o ônibus montado para a venda.
Com isso conclui-se que na Marcopolo existem os inputs e outputs.
O ambiente á qual a Marcopolo, esta inserida é de nível mundial sendo necessário organização e planejamento para que o sucesso conquistado continue como vem sendo a anos.
É importante ressaltar, que a Marcopolobusca sempre se adaptar ao ambiente ao qual está inserida. A Marcopolo possui um ambiente macro econômico, onde podemos destacar a presença das taxas de câmbio, sistema econômico do país, crescimento econômico entre outros. Como ela é uma empresa de nível global, busca estudar cada ambiente e analisar se novas mudanças são necessárias para alcançar sucesso.
A empresa em si, como vimos no texto aMarcopolo busca, inserir os colaboradores e fornecedores no processo de qualidade e sucesso da empresa.
A empresa precisa buscar conhecer quais são seus diferenciais no macro ambiente, utilizando suas forças e diminuindo suas fraquezas.
A empresa tem uma gestão voltada para o planejamento, de produção, de distribuição de projetos e controles que visam sempre à melhoria da empresa, sabendo utilizaro macro ambiente e micro ambiente ao seu favor.
Busca também diversificar seus produtos, se diferenciando do mercado e mantendo sua posição inovando e atendendo o mercado consumidor com qualidade.

2-A capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poderresponder as flutuações de demanda?

Marcopolo iniciou a implementação de técnicas japonesas nos processos da empresa. Trabalhando com produção Just in time e kanban.
Revolucionou seu tempo de fabricação de um produto, que antes era de 20 dias e passou, há serem 6,5 dias. Com a produção neste processo enxuto possibilitando a preparação e programação da área produtiva.
Busca personalizar...
tracking img