Trabalho estudo de caso marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO








Estudo de caso
EMPRESA MARCOPOLO










Montes Claros
Abril - 2012




estudo de caso
EMPRESA MARCOPOLO






Trabalho apresentado ao Curso deAdministração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos de Gestão de Pessoas II, Operaçãoes e Logistica, Estratégia de Markentig e Administração da Produção – 6º período -


Prof. Samara Headley, Thiago Nunes Bazolli, Alexandre Cabral e Luiz Antonio Gabriel.

.







Montes Claros
Abril - 2012
Perguntas e Respostas.Estudo de caso - Empresa Marcopolo

Possíveis Soluções?

1) Inputs Transformados, Inputs de transformação, outputs, ambiente, planejamento e controle de produção e projeto em gestão da produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim, a Marcopolo desde a sua criação em 1949 com a fabricação da primeira carroceria emmadeira e que em 1968 quando lançou o ônibus Marcopolo e que foi um sucesso de vendas e por este motivo que em 1971 passou a chamar empresa Marcopolo, esta empresa está sempre atuando no mercado de forma positiva e sempre inovando a sua produção com tecnologia própria, empresa 100% brasileira e que possui atualmente 4 fabricas no Brasil e com unidades produtivas na Argentina, México, Portugal eAfrica do Sul e já expandiu para outros países da America latina, o sucesso desta empresa foi tão grande que o mercado interno ficou pequeno para tanta tecnologia, disputando os mercados externos e com muito sucesso empreendedor.

2- A Capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus /dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos quea Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?

A Marcopolo criou o processo de internacionalização, enfatizou inicialmente o mercado interno, a exportação tinha o propósito principal e complementar de diminuir a ociosidade dos ativos, nos momentos de menor venda no mercado interno.
Com o passar dos anos a partir das capacidades que se acumularam, tanto pelaprodução interna, como pelo desenvolvimento das exportações, competir com as empresas lideres de mercado mundial passou a ser o objetivo central das ações estratégicas da Marcopolo. Para alcançar essa meta, foi desenvolvido um conjunto de recursos e de capacidades.

3- Os cincos objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo? Sim ou Não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.Sim, a empresa desde o final dos anos sessenta vem investindo significativamente em seu departamento técnico, buscando aumentar a produtividade industrial. Um dos resultados dessa ação foi o desenvolvimento de capacidade para a produção seriada a partir de peças e de componentes padronizados, equipamentos e ferramentais específicos, novo layot industrial e modificações na programação daprodução e controle.
Tanto que as inovações de produtos e seus processos, foram fundamentais para o sucesso no exterior, tanto a partir de exportações como na instalação de fábricas próprias.

4- Todas as operações podem ser melhoradas, afinal de contas, melhoramentos da produção é uma atividade direta do administrador da produção. Como a Marcopolo pode sempre ter o melhoramento da produção?

Toda equalquer empresa é a cara do seu administrador, afinal, é o administrador quem defini as suas metas de produção e onde quer chegar, a Marcopolo por exemplo, melhorou e tem melhorado a sua produção com a estratégia de internacionalização em parcerias com outros fabricantes de chassi que ainda promove o desenvolvimento tecnológico, como por exemplo: parceria com o grupo sueco Scania, com a...
tracking img