Estudo de caso gillette

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso da Empresa Gillette

Trabalho apresentado à professora Daliane Dalamaria, da disciplina de Planejamento Estratégico, como pré-requisito para a obtenção de nota para a 2ª NPC.

Rio Branco Acre – 03 de junho de 2011

Questões para discussão

1. Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagensdo pioneirismo? Como a Gillette administra isso?

R= A empresa Gillette é conhecida por ser uma empresa forte na atividade comercial e uma pioneira a utilizar mídia eletrônica para desenvolver seus produtos. O mercado era bem definido e maduro e isso fez com que a Gillette despertasse o desejo de alcançar mais lucros, sempre buscando enxergar o futuro e sempre demonstrando e utilizando acriatividade e a inovação. Seu foco era o pioneirismo, inovação e marketing e primava sempre pela alta qualidade e tecnologia avançada em seus produtos e serviços. Pelo desenvolvimento rápido de novas tecnologias, a Gillette se consolidava como líder no mercado e para manter e aumentar sua vantagem entre os concorrentes, ela tornava-se altamente inovadora e essa sua atitude é coerente, pois o mercadoestava a seu favor e ela só deveria aproveitar o momento e a chance de crescimento. Hoje podemos ver a importância que foi da inovação para a Gillette. Inovar foi uma atitude que deu certo e que gerou muito lucro para a empresa e também revolucionou a maneira de barbear em todo o mundo.
As vantagens para a Gillette por ser pioneira foram:
• Por ser pioneira, ela teve a vantagem de usufruirde uma reputação, ou seja, ela foi logo conhecida como líder, o que a levou a estabelecer relações de lealdade com os clientes.
• Ela pôde também ocupar uma posição no mercado, o que praticamente obrigava os concorrentes a estarem sempre atrás dela.
• Por ser pioneira a Gillette pôde também receber proteção industrial contra imitações de seus produtos frente à concorrência.
• EPrincipalmente, a Gillette desfrutou dos lucros iniciais elevados derivados de sua posição no mercado.
Acredita-se que as desvantagens de ser pioneira são maiores que as vantagens, pois:
• A inovação ou criação de produtos requer um grande investimento em pesquisas, tecnologias e pessoas capacitadas, pois estas ainda não existem, e foi o que aconteceu com a Gillette.
• É necessárioacostumar os clientes com o produto novo lançado, o que aumenta os custos com marketing. Já os próximos concorrentes aproveitam os frutos do trabalho do pioneiro.
Incerteza do sucesso, pois a empresa detém pouca informação e experiência sobre o mercado atuante.
A Gillette administrou bem o pioneirismo, apesar do texto não descrever bem sobre isso, podemos perceber que o sucesso daGillette ocorreu a partir de muitos investimentos e manteve-se líder no mercado, dessa forma acredita-se que todo o sucesso adquirido pode ter sido por causa da alta capacidade de administração dos donos ou administradores.

2. Normalmente as empresas investem em tecnologias do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com oMach3? O que isso mostra?

R= O que aconteceu na Gillette foi que constantemente eles estavam inovando seus produtos, inovavam e lançavam produto em poucos anos, logo a empresa investia constantemente para melhorar e fazer crescer aquele produto. Na criação do Sensor, por exemplo, eles investiam muito, tanto em termos de produtos e processos, quanto em marketing.
Isso mostra que a empresapossuía tecnologia bastante eficiente e muita atitude e coragem em investir milhões em produtos que não sabiam se daria certo, mas tudo indicava que o sucesso seria garantido e foi o que aconteceu.

3. O Sensor é uma inovação radical? E o Mach3? Por quê?

R= O Sensor foi uma inovação radical, pois ele foi desenvolvido para superar todos os sistemas de barbear existentes. Ele deveria ser um...
tracking img