Como assegurar os direitos humanos dos refugiados ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ASSEGURAR OS DIREITOS HUMANOS DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS

A Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas foi estabelecida em 1946 com o objetivo de proteger nossos direitos fundamentais eliberdades e, ao longo dos anos, foi abrangendo uma série de problemas relacionados aos direitos humanos. Em 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal de Direitos Humanos edesde então ela tem sido complementada e expandida com novas declarações e tratados. Em 2006 a Comissão encerrou seus trabalhos, dando lugar ao Conselho de Direitos Humanos, agora um órgão maissólido e efetivo em suas funções. O Conselho se reúne durante todo o ano, tendo representação geográfica eqüitativa e examinando constantemente a situação dos direitos humanos nos países que o formam.
Hojevivemos em um mundo, no qual desejamos que a liberdade e a democracia se estendam a todos os continentes, mas é espantoso e moralmente inaceitável que milhões de pessoas sejam refugiadas ambientaispor causa de outros milhões que não possuem uma educação ambiental e que intensificam as mudanças climáticas.
Atualmente, a relação que temos com o meio ambiente é bem frágil, não importando se elenos fará falta ou não. Este negligenciamento salutar tem provocado grandes mudanças no clima que afeta a todos, em especial a população dos países em desenvolvimento, que são desprovidos de recursospara amenizar tal situação. Com isso observamos uma verdade calamidade mundial, na qual a cada dia milhares de novas pessoas a integram, pois são afetadas por alguma intempérie.
No mundo existem 30milhões de refugiados, este número tem preocupado diversos governos e organizações internacionais, principalmente a ONU, que procura amenizar tal situação É importante não ficarmos inertes ao problema, quemostrar ser o verdadeiro desrespeito a dignidade humana.

Com isso, observa-se com mais freqüência o vislumbramento deste tema nas agendas de política externa dos Estados, que procuram criar...
tracking img