Estudo de Caso: “CooperMambrini”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: “CooperMambrini”


1) Numa empresa em que todos os funcionários são donos, qual a importância da liderança? Maior ou menos do que uma empresa tradicional, em que há umproprietário?

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostosem prol da organização. O líder assume um papel fundamental para a própria existência das organizações, já que é através deste importante "mentor" que se traçam os objetivos e as estratégias desobrevivência. Estas pessoas se destacaram por possuir características "distintas" da maioria dos indivíduos. Provavelmente possuem a capacidade de motivar e conduzir de maneira com que os lideradosconfiassem no objetivo proposto por elas. Esta característica, contudo, é resultado de padrões da personalidade que são construídos através do tempo de vida do indivíduo e são agregados de diversoselementos, como por exemplo, fatores psicológicos, emocionais, educacionais, culturais, sociais dentre outros. Logo em uma empresa que todos os funcionários são donos, a liderança tem maior importância porter que levar em consideração idéia de varias pessoas de forma que não gere conflitos e nem problemas para a organização.


2) Qual o estilo de liderança apropriado, nas relações entre colegasque compartilham a propriedade da empresa? O estilo deve ser obrigatoriamente democrático?

Democrática. O estilo não necessariamente dever ser democrático, mas o líder democrático funcionaria deuma forma mais harmônica nesta situação, pois o líder democrático obtém idéias e sugestões por meio de discussão e consulta, estimula a participação e toma decisões em equipe.


3) As empresasautogeridas, como a CooperMambrini, comprovam a hipótese de que, em condições apropriadas, todos podem ser líderes?

Sim. Todos os trabalhadores que tomam consciência e assumem a plenitude das ações...
tracking img