Lideres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

ADMINISTRAÇÃO / CONTABEIS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR: HÉLIO CEZÁRIO

ESTUDO DE CASO: COOPERMAMBRINICoopermambrini é uma empresa com 41 colaboradores, todos cooperados, especializada na fabricação de carrocerias metálicas para caminhões. A empresa, fundada pela família Mambrini, começou a funcionar em 1946,fabricando carroças. Tornou-se grande fabricante de carrocerias de caminhões. Nos anos 80, tinha sete filias no Brasil e chegou a dominar 50% do mercado da América Latina. Nessa época, começaram seusproblemas. Suas dívidas eram tão grandes que a família Mambrini precisou entregar seis filias aos credores, ficando apenas com a sede em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.
A entrega das filiais nãoliquidou as dívidas. A situação era tão crítica que, a partir de 1989, a empresa não depositava mais o FGTS dos colaboradores. Em julho de 1997, o pagamento dos salários foi interrompido. Oscolaboradores fizeram sucessivas greves, sem resultado. Os colaboradores foram à justiça, conseguindo que a empresa desse as máquinas e equipamentos como forma de pagamento. No entanto, os colaboradores nãotinham instalações para produzir. Em 1997, resolveram fundar a CooperMambrini, que comprou a empresa de seus antigos proprietários.
Parte do valor foi pago a vista. O restante foi financiado parapagamento conforme faturamento. As quotas foram divididas proporcionalmente ao valor das verbas rescisórios do contratos de cada ex-empregado, agora na situação de cooperado. Não há mais pagamento desalários. As retiradas dos funcionários são correspondentes a seus antigos salários. O restante do lucro é dividido igualmente.
Acabaram-se os cargos de chefia. Todos os funcionários são igualmenteresponsáveis pela empresa. Há apenas um Coordenador Geral da Empresa, eleito pelos cooperados. As decisões mais simples são tomadas por um Conselho Administrativo formado por sete cooperados com mandato...
tracking img