Psicoool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança







OBJETIVOS


Quando terminar de estudar este capítulo, você deverá estar preparado para:

· Explicar o processo da liderança e seus componentes.
· Descrever dois estilos básicos de liderança e suas variantes.
· Explicar a relação entre o estilo de liderança e as motivações dos liderados.




INTRODUÇÃO


A liderança é um dos papéis dos administradores. Apessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados, O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. Omotivo dos liderados é a identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder. Se quiser desenvolver suas competências como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar.
Mas, o que é a liderança? Há muitas respostas para essa pergunta. Eis algumas:

· Uma pessoa (ou grupo) tem liderança quando consegue conduzir as ações ouinfluenciar o comportamento de outras pessoas.
· Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.
· A liderança ocorre quando há líderes que induzemseguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações — desejos e necessidades, aspirações e expectativas — tanto dos líderes quanto dos seguidores. A genialidade da liderança está na forma como os líderes enxergam e trabalham os valores e motivações tanto seus quanto de seus seguidores.
· Liderança é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membrosde um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos.

Em todas essas definições, assim como em outras semelhantes, a liderança é definida como uma relação de influência. Nessa relação, a figura do líder é dominante, como se a liderança fosse uma virtude ou competência que dá a algumas pessoas a capacidade de influenciar outras. No entanto, a liderança é mais que somente umacompetência que, supostamente, algumas pessoas têm e outras não.
Vejamos uma definição mais complexa de liderança, que considera não apenas a competência do líder, mas também os liderados, a tarefa e a conjuntura.





LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL

A liderança, segundo Douglas McGregor, não é apenas um atributo da pessoa, mas também um processo social complexo. Nesse processo, interagem quatrovariáveis ou componentes: (1) as motivações dos liderados, (2) a tarefa ou missão, (3) o líder e (4) a conjuntura ou contexto dentro do qual ocorre a relação entre o líder e os liderados. Examinemos cada um desses componentes (Figura 13.1).

1.1 MOTIVAÇÕES DOS LIDERADOS


Que motivos levam um grupo a se deixar influenciar por um líder? Segundo Petracca, líder e liderados encontram-se numarelação de influência recíproca. Os liderados são colaboradores de quem exerce a liderança. Sem liderados, não há liderança, nem missão. O mesmo autor apresenta uma definição de líder em que as motivações dos liderados estão evidentes nessa relação de mútua dependência:

[pic]





· Lideres são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder, e que têm condições de influenciar, de formadeterminante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas do grupo.

Ainda segundo Petracca, há dois tipos de liderados: os fiéis, que seguem o líder por razões de caráter moral, e os mercenários, que atuam por motivos de interesse. No entanto, a relação entre o líder e os seguidores tem a mesma natureza de...
tracking img