Lucas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso – CooperMambrini
A CooperMambrini é uma empresa especializada na fabricação de carrocerias metálicas para caminhões. Fundada pela familia Mambrini, começou a funcionar em 1946,fabricando carroças. Tornou-se grande fabricante de carroceiras de caminhões. Nos anos 80, tinha sete filiais no Brasil e chegou a dominar 50% do mercado da América Latina. Nessa época, começaram seusproblemas. Suas dívidas eram tão grandes a que a familia Mambrini precisou entregar seis filiais aos credores, ficando apenas com a sede, em Vespasiano na Grande Belo Horizonte.
A entrega das filiaisnão liquidou as dívidas. A situação era tão crítica que a partir de 1989, a empresa não depositava o FGTS dos funcionários. Em julho de 1997, o pagamento dos salários foi interrompido. Os funcionáriosfizeram greves sem resultado. Os funcionários foram a justiça, conseguindo que a empresa desse as máquinas e equipamentos como forma de pagamento. No entanto, os funcionários não tinham instalaçõespara produzir. Em 1997, resolveram fundar a CooperMambrini, que comprou a empresa de seus antigos proprietários.
Parte do valor foi pago a vista. O restante foi financiado para pagamento conforme ofaturamento. As quotas foram divididas proporcionalmente ao valor das verbas rescisórias dos contratos de cada empregado, que passou à situação de cooperado. Não havia mais pagamento de salários. Asretiradas dos funcionários passaram a ser correspondentes a seus antigos salários. O restante do lucro seria dividido igalmente.
Acabaram-se os cargos de chefia. Todos os funcionários tornaram-seigualmente responsáv eis pela empresa. Criou-se o cargo de Coordenador Geral da Empresa, eleito pelos cooperados. As decisões mais simples passaram a ser tomadas por um Conselho Administrativo formado porsete cooperados com mandato de três anos, eleitos por pleito direto. Cada cooperado tem direito a um voto e qualquer cooperado pode ser candidado a membro do Conselho. As grandes decisões ficam...
tracking img