Estudo de caso: activia: consumer insight e construção de marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS

Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Estratégica

Disciplina: Inteligência Competitiva







Gabriela Cabral da Silva







ATIVIDADE DOMICILIAR

ACTIVIA: Consumer insight e construção de marca

(Prof. Mas. Ione Lucia Florêncio de Almeida, ESPM-SP, e Claudia Pereira Ignácio Zuppo, 2011)





Docente: Jaqueline StummFlorianópolis 25 de Abril de 2012









Com base no estudo de caso ACTIVIA: consumer insight e construção de marca, responda as questões abaixo:



1. Considerando o posicionamento atual da Activia, o que será necessário em termos de informação para que o sucesso dessa marca permaneça no mercado? A quem da Activia deve ser entregue esta informação? Como estas informações devem ser apresentadas deforma a facilitar sua análise? Qual a periodicidade que estas informações devem ser apresentadas?

A Activia é atualmente líder de sua categoria no mercado brasileiro e necessita de um consistente sistema de inteligência competitiva que busque os dados junto aos consumidores, avalie estes dados e possibilite o retorno aos clientes com constantes melhorias de seus produtos e/oulançando novos produtos que se adequem às necessidades de seus consumidores.

Os estudos de mercado mencionados neste case foram de extrema importância não só para o lançamento mas também para a permanência e consolidação da Activia no mercado de PLF (Produtos Lácteos Frescos). Com isto, pode-se perceber a contribuição da pesquisa de marketing para a permanência de uma marca no mercadoidentificando oportunidades e ameaças e fortalecendo as tomadas de decisões.

No entanto, é importante que estes dados sejam entregues de forma inteligente ao setor de marketing para que os indivíduos responsáveis por este setor possam auxiliar os gestores em suas tomadas de decisões.

Segundo Gomes e Braga (2004, p.23 e 24) um Sistema de Inteligência Competitiva tem o propósito detransformar dados brutos em informação e esta em inteligência competitiva. Conforme as autoras, muitos gestores tomam decisões baseados em intuições, conselhos, informações recebidas assistematicamente ou com base em experiências pessoais e que 60% das decisões tomadas desta forma fracassam.

Inteligência Competitiva é um processo ético de identificação, coleta, tratamento, análise edisseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório (GOMES; BRAGA, 2004, p.24).

Portanto, os dados entregues devem ser tratados para que possam gerar decisões que tragam, de fato, retorno para a organização.

No caso do mercado de PLF os lançamentos de novos produtos são constantes e os concorrentes adequam-se rapidamentelançando produtos similares que façam frente às novidades do mercado. Desta forma, as pesquisas em marketing devem ser realizadas constantemente pelo menos a cada 6 meses ou 1 ano.




2. Utilizando as etapas do Sistema de Inteligência Competitiva propostas por Gomes e Braga (2004), e com base nas informações levantadas no item 1, projete um sistema de inteligência competitiva que auxilie aActivia a monitorar se a identidade e a imagem da marca estão posicionadas de forma a atender as expectativas da empresa frente ao mercado consumidor.

Segundo Gomes e Braga (2004, p.41) a utilização de Sistemas de Inteligência Competitiva em organizações, independente de seu porte, tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem às tendências dos mercados e àevolução da concorrência, detectem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas as estratégias de desenvolvimento da organização.

| |
|PROJETO INTELIGENCIA COMPETITIVA...
tracking img