Estudo caso gastroenterite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA TORRES
CURSO DE ENFERMAGEM
Disciplina: Módulo de Prática Supervisionada em Urgência e Emergência









Processo de Enfermagem: Gastroenterite


ANDRESSA CENTOFANTE
FABIANA AGUIAR DE AGUIAR






















Torres
2012








Processo de Enfermagem: Gastroenterite


ANDRESSA CENTOFANTE
FABIANA AGUIAR DE AGUIARProfessora: Andressa Lazzari






Torres
2012
Histórico

Paciente VDF, 35 anos, nascida em 17/02/1977, sexo feminino, branca, católica, solteira, cursando ensino superior, nulípara, trabalha em comércio, natural e procedente de Torres, mora com seus pais, casa própria, água encanada, luz elétrica e sem rede de esgotos. Nega tabagismo uso de drogas, etilismo e alergia. Afirma não fazer uso excessivo decafeína, e ter regularmente uma alimentação saudável com alta ingestão de líquidos, frutas, verduras e sem excessivo consumo de gorduras e sal. Sem histórico de doenças crônicas e nunca ter realizado nenhum procedimento cirúrgico. Paciente chega para atendimento no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, dia 10 de abril às 15h 37 min, com queixas de diarréia e vômito há dois dias, após a avaliação damédica plantonista na qual diagnosticou Gastroenterite de origem infecciosa presumível, prescrevendo Cloreto de Sódio 0,9 250ml, Buscopan Composto e Metroclopramida. A equipe de enfermagem puncionou o acesso venoso periférico em MSD, na qual a paciente recebeu a medicação. Após o término da medicação a médica plantonista reavaliou a paciente e lhe deu alta.
Avaliação das condições mentais:paciente lúcida, orientada quanto a pessoa, lugar e tempo, comunicativa, comportamento e fala apropriados, memórias recentes e remotas intactas. Exame neurológico: consciente, Glasgow 15. Motor: sem presença de tremores e atrofia, tônus muscular presente e deambulando.
Exame físico: paciente com PA 130 x 70 mmHg, FC 80 bpm, FR 20 rpm, acianótica, anictérica, pele clara. Cabeça simétrica, cabeloscrespos, castanho escuro. Acuidade visual e auditiva preservada, cílios presentes, sobrancelhas simétricas, pupilas isocóricas, negras e esféricas, mucosas oculares integras, lubrificadas e de coloração normal. Orelhas simétricas, pavilhão e conduto auditivo sem alterações, nariz limpo, sem presença de anormalidades. Cavidade bucal e lábios íntegros e sem presença de halitose, mucosa oral úmida ecorada, palato e gengiva sem alterações. Tórax simétrico, sem abaulamentos, expansividade respiratória simétrica, ventilação espontânea. Na ausculta cardíaca há presença de bulhas cardíacas normofonéticas e pulmonar com presença de murmúrios vesiculares. Membros superiores e inferiores simétricos, sem edemas e lesões. Com acesso venoso em MSD.

Prescrição Médica
← Cloreto de Sódio 0,9%- 250ml:Ação: As soluções de cloreto de sódio são as que mais se aproximam da composição do líquido extracelular, que apresentam na sua composição de cátions (mais de 90% de sódio), agindo como repositor fisiológico destes íons, com consequente retenção de água.
← Buscopan Composto:
Associação medicamentosa de dois princípios ativos de comprovada ação terapêutica: o butilbrometo de escopolamina,espasmolítico, e a dipirona, analgésico. O butilbrometo de escopolamina é uma amônia quaternária, parassimpaticolítica nos receptores colinérgicos. Clinicamente, promove intenso efeito espasmolítico nos órgãos de musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e geniturinárias. Ocorrem concentrações mais elevadas no trato urinário e trato biliar, refletindo a alta afinidade do medicamento porestes tecidos. Devido à sua ínfima lipossolubilidade, o butilbrometo de escopolamina praticamente não atravessa a barreira hematoencefálica, estando, assim, isento de efeitos colaterais sobre o sistema nervoso central. Na administração oral, registraram-se níveis sangüíneos máximos após 1 a 2 horas, com meia-vida de 4,8 horas. Entre os derivados da pirazolona, a dipirona é o mais utilizado,...
tracking img