Trabalho na salinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho nas salinas
As duas principais funções do trabalhador em salinas artesanais eram a extração e o transporte do sal marinho. As tarefas de extrair e detransportar o sal eram duas etapas diferentes.
Durante o processo de extração, o sal endurecido era quebrado, lavado e empilhado em forma de pirâmides com cercade um metro, para depois ser carregado para as margens das salinas.
Todo este serviço durante o processo de extração do sal marinho era bastante sacrificante.Era uma atividade que, em pouco tempo, degradava todo o corpo de qualquer trabalhador ali empregado. 
Trabalhava-se cerca de 12 a 18 horas diárias. A maiorparte do tempo sob uma temperatura de mais de 30º C. A insolação era insuportável. A intensa luminosidade do sol refletida no sal prejudicava extremamente a visão.Muitos ainda hoje tratam dos olhos devido às conseqüências desse tipo de serviço. Por isso, às vezes, este, era realizado à noite.
Além disso, tinha ainda osabscessos ou tumores que surgiam, principalmente nas pernas dos trabalhadores, devido ao constante contato da pele com o sal ou água salgada. Havia ainda, asterríveis dores na coluna causadas pelo uso contínuo dos instrumentos de trabalho utilizado neste serviço de extração do sal marinho.
Durante o processo de transportedo sal das margens das salinas para os porões das barcaças, o trabalho também era bastante sacrificante. Primeiro, não tinha horário certo para o serviço.Dependendo da hora da maré que desse para encostar o barco, o serviço poderia ser realizado tanto pela manha, à tarde ou à noite, como acontecia muitas vezes.
tracking img