Microbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de São Paulo

Vírus diarreicos: rotavírus, adenovírus e norovírus.

Disciplina: Microbiologia. Nutrição – Noturno.

São Paulo
2012
INTRODUÇÃO

A doença diarreica aguda é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Emalguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração de 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição. Os agentes bacterianos são relativamente mais importantes em países em desenvolvimento, enquanto osagentes virais são mais importantes em países industrializados.
Nesse trabalho serão abordados três vírus diarreicos: rotavírus, adenovírus e norovírus e suas principais características.

ROTAVÍRUS
É um dos diversos vírus que causam as chamadas gastroenterites, considerado, mundialmente, o mais importante agente etiológico de diarreia grave na infância

Fonte natural do microrganismoFezes de pessoas contaminadas e água contaminada.

Características morfológicas e bioquímicas

Apresentam uma morfologia esférica com simetria icosaédrica, cerca de 100nm de diâmetro e cápside viral constituído por três camadas proteicas concêntricas. O genoma desse patógeno consiste em RNA de fita dupla com 11 segmentos localizados dentro do nucleocapsídeo e com proteínas não estruturais,responsáveis por funções essenciais à replicação, patogênese e determinação da especificidade da espécie.

Mecanismo de infecção, principais fatores associados à virulência e dose mínima infecciosa

Quando o ser humano ingere o vírus, a proteína VP4 da superfície externa dos rotavírus é fracionada em duas proteínas menos pelas enzimas pancreatina, tripsina ou elastase e, após esse fenômeno, ovírus adere às células do epitélio intestinal. Assim, o principal sítio de replicação viral é o intestino delgado, em particular o jejuno, nas células do topo das vilosidades intestinais. Possui dose infectante média, entre 40 e 100 partículas virais.
Em geral, crianças pequenas (menos de 4 anos), idosos e gestantes são mais suscetíveis a apresentarem os sintomas.

Quadro clínico da doençae sintomas

A infecção pode ser assintomática, mas o quadro clínico típico da rotavirose é de diarreia, com fezes aquosas ou com pouca consistência, e vômito acompanhados de febre, náusea, anorexia, cãibras, dor abdominal e mal-estar, que podem ser leves ou gerar complicações. Possui duração de 2 a 14 dias sendo, assim, auto-limitada.

Vias de transmissão e alimentos envolvidos

Dentre osmecanismos de transmissão do rotavírus destaca-se a via fecal-oral, brinquedos e superfícies de ambientes como escolas; água, alimentos e objetos contaminados e secreções respiratórias.
Em sua maioria, alimentos que foram tratados/regados com água contaminada são fatores de transmissão: frutas e vegetais.

Medidas Preventivas

A vacinação contra a rotavirose é considerada a mais importanteestratégia de prevenção da doença. Porém, há outras maneiras de se evitar a doença: lavar as mãos cuidadosamente e com frequência, especialmente depois de usar o banheiro e de trocar as fraldas das crianças, antes das refeições e quando for preparar os alimentos; lavar bem e deixe mergulhados em solução desinfetante frutas e legumes que vão ser ingeridos crus; use água tratada para beber e nopreparo dos alimentos; manter sempre bem limpos os utensílios de mesa e os que são usados na cozinha, proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados); não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados.

ADENOVÍRUS

Os adenovírus humanos compreendem um importante grupo de agentes...
tracking img