Gastroenterite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] ESCOLA DE MEDICINA SOUZA MARQUES[pic]










Estudo Dirigido de Bioquímica

(1º Bimestre 2008)

GASTROENTERITE VIRAL

Professor Mauro Salek







Alunos:

AndréZampieri

Camilla Santos

Eric Sarau

Glauber Peclat

Raissa Alves

Roberta Aranda

Vinícius Amorim



1- Qual a Diferença, que você considera fundamental na composição dosalimentos X e Y?




O alimento X é composto por lactose, que uma vez hidrolisada gera uma molécula de galactose e uma molécula de glicose. A ligação existente entre esse dissacarídeo é formadapela união do carbono um da galactose com o carbono quatro da glicose. Assim, a carbonila aldeídica presente no carbono um da glicose oxida por possuir a capacidade de doar um próton (H+), adquirindocaráter redutor. Já o alimento Y, é composto por sacarose, que é formada por uma molécula de frutose e outra de glicose. Essa ligação ocorre entre o carbono dois da sacarose com o carbono um da glicose,que seria a ponta redutora. Ou seja, a carbonila aldeídica da glicose não estará livre, impedindo que a substância adquira caráter redutor.




2- Explicar a relação existente entre oaparecimento de substâncias redutoras nas fezes do bebê após as refeições com o alimento X.




O aparecimento de substâncias redutoras nas fezes do bebê após as refeições com o alimento X, compostopor lactose, é conseqüência da gastroenterite. A gastroenterite é uma inflamação da mucosa intestinal que provoca alterações morfológicas dos enterócitos (células da mucosa intestinal). Assimocorrerá apagamento ou encurtamento das bordas em escovas onde estão presentes dissacaridases, como a lactase, responsável pela degradação da lactose. Desta forma, a digestão da lactose (substância redutora)estará prejudicada, bem como a sua absorção, assim passando integra pelo cólon e excretada nas fezes.




3- Relacione as principais dissacaridases, explicando de que maneira atuam....
tracking img