Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de mercado

A ESCOLHA DO MELHOR NÍVEL DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DEPENDE, ALÉM DA ANÁLISE DE SUA SITUAÇÃO DE LUCRO, DA ESTRUTURA DE MERCADO EM QUE ELA ESTÁ INSERIDA. O OBJETIVO DESTA PARTE É CARACTERIZAR AS ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO COMO SUPORTE DE ANÁLISE PARA O MELHOR POSICIONAMENTO DA EMPRESA FACE AO MERCADO.

Concorrência perfeita

A estrutura de mercadodenominada concorrência perfeita é um modelo teórico desenvolvido por economistas para auxiliar análises mais complexas ou imperfeitas do funcionamento do mercado. O modelo pode ser aplicado em mercados que se aproximam desta estrutura como o de certos produtos agropecuários.

Hipóteses do modelo de concorrência perfeita:

a) Grande número de compradores e vendedores de tal forma quenenhum deles têm poder individual de determinar preços. Sendo estes determinados pelo próprio mercado.

b) Os produtos são homogêneos, ou seja, são substitutos perfeitos entre si. Os compradores são indiferentes quanto à escolha da empresa que produz o produto que pretendem adquirir.

c) Transparência de mercado - existe perfeito conhecimento e informação sobre o mercado por partedos compradores e vendedores quanto à qualidade, preços e concorrência. Logo, tanto compradores e vendedores não serão influenciados por especuladores, principalmente quanto ao preço dos produtos.

d) Livre mobilidade de empresas no mercado – Não há barreiras legais (patentes, direitos de propriedade, condições legais, etc.) e econômicas (capacidade de investimento, etc.) para entradaou saída de empresas no mercado. Assim, uma empresa pode entrar ou sair do mercado dependendo da situação de lucro que ele propicia.

e) Maximização de lucro- Dada a concorrência perfeita do mercado as empresas têm que buscar na eficiência sua permanência no mercado. Portanto, há uma tendência das empresas buscarem minimizar os custos e equilibrar os lucros entre elas.

MonopólioO monopólio é uma estrutura de mercado em que há apenas um produtor de determinado bem ou serviço, podendo assim, influenciar o preço do produto no mercado.

Hipóteses do monopólio:
a) Há apenas uma empresa produtora do produto.

b) Não há substitutos próximos para o produto.

c) Existência de obstáculos à entrada de outras empresas no setor (o setor é a própriaempresa) como:
- economias de escala da empresa monopolista tornam seu preço imbatível.

- existência de patentes protegendo o monopolista de eventuais concorrentes.

- proteção por meio de leis governamentais.

- controle exclusivo do fornecimento de matérias-primas essenciais para a produção de

um produto, ou seja, é a única fornecedora da matéria-prima.

Por estase outras razões o monopólio pode auferir lucros maiores que em outros mercados.

Concorrência monopolística

É a estrutura de mercado com características da concorrência perfeita e do monopólio.

Características:
a) Grande número de empresas.

b) Não há barreiras para a entrada ou saída de empresas.

c) O produto é diferenciado (propaganda, qualidade, marca,atendimento, etc.).

d) Os produtos são substitutos próximos entre si.

e) As empresas têm certo grau de poder para determinar seu preço no mercado.

Oligopólio

É uma estrutura de mercado constituída por um pequeno grupo de empresas que detém o controle da oferta de determinado produto.

O oligopólio pode ser puro ou diferenciado.

No oligopólio puro os produtos sãohomogêneos (substitutos perfeitos) como por exemplo: indústria de cimento, alumínio, aço, etc.

No oligopólio diferenciado os produtos são diferenciados como por exemplo: indústria automobilística, de cigarros, informática, etc.

A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões...
tracking img