Estrutura de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Estruturas de Mercado:
As estruturas de mercado de bens e serviços são:
a) Concorrência perfeita;
b) Monopólio;
c) Oligopólio
d) Concorrência imperfeita ou monopolista;

As estruturas demercado de fatores de produção são:
a) Concorrência perfeita;
b) Monopólio bilateral;
c) Monopsônio;
d) Oligopsônio.


Concorrência pura ou perfeita
É um tipo de mercado em que há umgrande número de vendedores (empresas), de tal sorte uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio.
Nessetipo de mercado devem prevalecer ainda as seguintes premissas:
Produtos homogêneos: Não existe diferenciação entre os produtos ofertados pelas empresas concorrentes.
Não existem barreiras: para oingresso de empresas no mercado. Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.

Monopólio
O mercado monopolistase caracteriza por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro,todos os consumidores. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaram deconsumir o produto.
Nessa estrutura de mercado, a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa não estará sujeita aospreços vigentes. Mas isso não significa que poderá aumentar os preços indefinidamente.
Para a existência de monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmasno mercado. Essas barreiras podem advir das seguintes condições: Monopólio puro, elevado volume de capital, patente e controle de matérias-primas básicas, existem ainda, os monopólios institucionais...
tracking img