Trabalho clima organ. - incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Pesquisa de Clima Organizacional
Para começar a entender o significado da pesquisa de clima organizacional, é preciso conhecer sua história. Neste primeiro tópico é apresentada a história da pesquisa de clima organizacional, quando e como se desenvolveu, suas influências e os principais teóricos que abordaram o tema.
Existem atualmente diversos artigos sobre pesquisa de climaorganizacional. Este assunto começou a ser estudado a partir do pensamento de autores sobre o comportamento e satisfação do trabalhador. O conteúdo desta história da pesquisa de clima organizacional foi baseado no livro de Souza (1978).
Frederick W. Taylor em 1912 jáembasava algumas idéias que influenciaram o estudo de climas organizacionais. O autor anunciou, no começo do século XX, que o papel dogerente é estudar o caráter, a natureza e o desempenho de cada trabalhador com o objetivo de descobrir suas limitações, e as possibilidades de desenvolvimento através do treinamento.
Chester Barnard (1938), assim como Taylor, contribuiu para o desenvolvimento da gestão de clima organizacional. O autor enfatizava a importância em se obter lealdade, confiança responsabilidade, entusiasmo, esforços eresultados dos empregados. Para ele, as características principais do executivo deveriam ser: promover um sistema de comunicação, promover e assegurar os esforços essenciais, formular e definir propósitos.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, houve um grande interesse de psicólogos sociais em estudar e pesquisar o comportamento humano. Os temas mais estudados na época eram: motivação, relaçõeshumanas, dinâmicas em grupo, treinamento e liderança. Os autores Roethlisberger, Elton Mayo, Kurt Lewin, Homans, Argyris e Herzberg foram as referências mais conhecidas nos estudos do comportamento humano no trabalho. Os Estados Unidos foram o palco desse furor de descobertas sobre o homem em seu ambiente de trabalho.
Já nesta época, destaque em eficácia gerencial era o núcleo de estudos decentros de treinamentos em relações humanas. Os estudos da época já concluíam que, com a mudança do comportamento de gerentes, ou seja, o gerente “treinado” resultaria no aumento da eficiência da produtividade dos funcionários e também haveria a melhorias nos relacionamentos dos grupos.
No final da década de 60 e durante década de 70, houve a incorporação dos conceitos sistêmicos de organizaçãoaberta e a ênfase no desenvolvimento organizacional de forma global. Assim, possibilitou a valorização do fator humano nos resultados da produção das empresas. É nesta visão sistêmica de conjunto organizacional que se enquadra o conceito cultura e clima organizacional.
Nestas mesmas décadas surgiram pesquisas que explicitamente abordavam a cultura e o clima das empresas, através da aplicação dequestionários envolvendo os funcionários.
No Brasil há hoje vários artigos sobre pesquisas de clima organizacional, e alguns autores que são referências para estudos, inclusive neste material, como: Luz, Bispo, Bergamini, Oliveira, Souza e Mello.
A pesquisa de clima organizacional atualmente é considerada como um instrumento fundamental para a área de Administração de Recursos Humanos e para a empresaque deseja conhecer seus colaboradores e comunicar-se com eles.
http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/historia-da-pesquisa-de-clima-organizacional/

Cultura Organizacional

[pic][pic][pic][pic]A palavra cultura é um conceito complexo que se assimila a valores, normas, crenças, costumes, ou qualquer outro termo que se escolha, oriundo dos vastos textos deantropologia disponíveis. Uma simples definição de cultura não é adequada devido à complexidade do conceito. De fato, definir cultura se tornou um estudo por si mesmo. Em 1952, pesquisadores encontraram mais de 160 diferentes definições de cultura (ALLAIRE e FIRSIROTU, 1984).
Tylor (1871) apud Laraia (1992) propôs uma das primeirasdefinições de cultura, como sendo “aquele todo complexo que inclui...
tracking img