Estrutura e flexibilidade organizacional para empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (pd&i)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA II – GESTÃO DE EMPRESAS ESTATAIS

ESTRUTURA E FLEXIBILIDADE ORGANIZACIONAL PARA EMPRESAS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I)

VIVIANE MOURA MARTINS

BRASÍLIA,JULHO DE 2007

RESUMO

MARTINS, V. M. Estrutura e flexibilidade organizacional para Empresas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Brasília, 2007, 60 p.

Esse estudo tem por objetivo propor um modelode estrutura orgânica para um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que promova a flexibilização e a descentralização do processo de tomada de decisão, contribuindo para o alcance da excelência em PD&I, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no agronegócio brasileiro. Tratando-se de uma organização de PD&I, cuja missão envolve a geração e a transferência deconhecimentos e inovações tecnológicas, a Embrapa atua em um mercado altamente competitivo, influenciado pela era do conhecimento e impactado por mudanças velozes. Motta (1996) defende que em ambientes estáveis e previsíveis as organizações enfrentam menos incertezas e menos necessidade de processar informações, possibilitando a adoção de uma estrutura mais burocrática. Todavia, asorganizações que operam em ambientes de turbulência e descontinuidade enfrentam mais incertezas e mais necessidades de informações, exigindo estruturas mais flexíveis e menos burocratizadas. Nesse sentido, desde a década de 90, a Embrapa têm percebido a necessidade de revisão e atualização de seu modelo de gestão, como forma de garantir sua sustentabilidade no mercado. Contudo, o fato da Embrapa ser umaempresa pública, impõelhe barreiras quanto às tentativas de modernização de seus processos e à adoção de uma postura empresarial e de negócios do corpo gerencial, fatores que muitas vezes engessam o processo de inovação organizacional.

Estrutura e Flexibilidade Organizacional para Empresas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

1

Assim, esse estudo demonstra como a implementaçãode estruturas orgânicas possibilita às empresas a utilização de novos arranjos e formas organizacionais, tornando-as mais dinâmicas, ágeis, flexíveis e adaptáveis às transformações e às necessidades da sociedade moderna.

Palavras-chave: Estrutura organizacional, flexibilidade organizacional, gestão estratégica, gestão por processo, gestão por projetos, modelos de gestão, estratégiacompetitiva, inovação, gestão do conhecimento.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Forma de Organização Burocrática ____________________________________ 14 Figura 2 – Estrutura Organizacional Funcional____________________________________ 20 Figura 3 – Estrutura Organizacional Divisional____________________________________ 20 Figura 4 – Estrutura Organizacional Matricial____________________________________ 22 Figura 5 – Unidades de Pesquisa e de Serviços___________________________________ 27 Figura 6 – Organograma da Embrapa __________________________________________ 30 Figura 7 – Organograma Centro de Pesquisa – Estrutura Funcional___________________ 31 Figura 8 – Organograma Centro de Pesquisa – Estrutura Semi-Flexível________________ 34 Figura 9 – Distribuição dos Cargos e FunçõesGerenciais de um Centro de Pesquisa _____ 37 Figura 10 – Mapa Estratégico para o Período 2004-2007 ___________________________ 41 Figura 11 – Macroprocessos Essenciais para um Centro de Pesquisa__________________ 46 Figura 12 – Proposta de Estrutura Organizacional Matricial para um Centro de Pesquisa __ 47

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Modelos Vigentes de Estrutura Organizacional nos Centros dePesquisa ______ 36 Tabela 2 – Proposta de Modelos para Estrutura Organizacional dos Centros de Pesquisa da Embrapa_______________________________________________________________ 50 Tabela 3 – Relação de UEPs da Embrapa _______________________________________ 50

SUMÁRIO

1. Introdução _____________________________________________________________ 7 1.1 – O Problema e sua Importância...
tracking img