Desenvolvimento de novos produtos/ embrapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este relatório foi feito um breve estudo, sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e sua gestão, no que se refere a planejamento e desenvolvimento de novos produtos e inovações tecnológicas. Diante deste estudo, pode-se levantar a diversidade do grande negócio Embrapa e suas estratégias para manter a agressividade em seus variados ramos. Alguns produtos desenvolvidos foramcitados, mais como ilustração, para melhor entender a complexidade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento desta instituição, que está presente em todo território brasileiro e diversos países do mundo, sempre multiplicando suas parcerias. Assim, não deixa dúvidas, que a Embrapa é uma empresa prospectora, com altos investimentos em pesquisas, nunca deixando de lado, seu compromisso com odesenvolvimento de produtos alternativos, e aperfeiçoamento de outros, isso tudo com muita responsabilidade com a sustentabilidade.

Desenvolvimento

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vinculada ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, foi criada em 26/04/1973. Tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco noagronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.
Sua visão é ser uma empresa de referência no Brasil e no exterior, reconhecida pela:
* Excelência, adequação e oportunidade de sua contribuição técnico–científica para a sociedade;
* Apoio à formulação de políticas públicas e capacidade dearticulação nacional e internacional para a sustentabilidade do espaço rural e do agronegócio;
* Contribuição para a redução dos desequilíbrios regionais e das desigualdades sociais, e para a gestão sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais;
* Obtenção de resultados e soluções eficazes com custos competitivos.
Seus objetivos estratégicos são:
* Competitividade e sustentabilidadedo agronegócio;
* Avanço do conhecimento;
* Sustentabilidade dos biomas;
* Segurança alimentar, nutrição e saúde;
* Inclusão da agricultura familiar.
Inovações organizacionais têm sido destacadas por vários autores, como condições necessárias para as instituições se adequarem a um novo contexto e resultado de transformações sociais, econômicas e ambientais. A importância dodesenvolvimento e implantação das inovações organizacionais estaria respaldada tanto nos seus objetivos voltados para a melhoria de desempenho, como pelo entendimento de que este tipo de inovação pode favorecer a geração de inovações tecnológicas.
Mesmo sendo uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, a EMBRAPA cada vez mais se destaca, quando se trata de inovações e desenvolvimentosde novos produtos. A empresa possui um programa Pesquisa e Desenvolvimento para o agronegócio brasileiro e tem a responsabilidade de transferir para o setor produtivo tudo que é desenvolvido.
Atualmente está presente em quase todos estados brasileiros nas mais diferentes formas de flora e fauna e condições climáticas e geográficas, atuando através de unidades de pesquisa e de serviços e unidadesadministrativas. Possui um sistema de cooperação internacional mantendo aproximadamente 68 acordos de cooperação técnica em mais de 46 países, além de outros acordos com mais de 89 instituições estrangeiras e acordos multilaterais com mais de 20 organizações internacionais.
Dentre os produtos da Embrapa destacam-se a tecnologia e a inovação, expressas em: cultivares adaptadas às diferentescondições ambientais; criação e produção de novos insumos agropecuários, máquinas, equipamentos e instalações; zoneamento e monitoramento agrícola, novas tecnologias, práticas e processos agropecuários, agroflorestais e agro-industriais; raças e/ou tipos de animais e microrganismos de importância econômica. Além desses, compõem o conjunto de produtos e/ou serviços da Embrapa subsídios à formulação e...
tracking img