Diversos titulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO

O CPC 01 – Redução ao Valor Recuperavel define procedimentos para assegurar que os ativos não sejam registrados contabilmente por um valor superior àqueles passíveis de ser recuperado por uso ou por venda.
Caso existam evidências deverá imediatamente reconhecer a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas, define quando a entidade dever reverter referidasperdas e quais divulgações são necessárias.
Aplicam-se as atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras.
Conheceremos sobre os termos usados pelo Pronunciamento com seus significados, sendo eles: Valor recuperavel de um ativo; Valor em Uso, Valor liquido de venda, Despesas de venda; Perda por desvalorização; Valor contábil; depreciação, amortização eexaustão; Valor depreciável, amortizável e exaurível e Valor residual.
Serão identificadas situações em que o ativo ou conjuntos de ativos perderam representatividade econômica.
Ao avaliar se há alguma indicação de que o ativo possa ter sofrido desvalorização, uma entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações: Fontes externas e externas de informação.
Este pronunciamento definevalor recuperável como o maior valor entre o valor liquido de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor em uso.
A melhor evidência de um valor liquido de venda é um preço de um contrato de venda firme em uma transação em base comutativas
O ágio pago em uma aquisição em decorrência de expectativa de resultado futuro deverá, a partir da data da aquisição ,ser alocado a cadauma das unidades geradoras de caixa do adquirente.



DESENVOLVIMENTO
Definir procedimentos para assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua venda. Caso existam evidencias claras, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização ,por meio da constituiçãode provisão para perdas.
Aplica-se a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras. Estende-se também a ativos que são registrados pelo valor reavaliado. A identificação de como um valor reavaliado pode estar com parcelas não recuperável depende da base usada para determinar esse valor
Se o valorreavaliado do ativo é o seu valor de mercado, a única diferença entre o valor reavaliado e seu valor liquido é a despesa direta incremental para se desfazer do ativo.
Se as despesas para a baixa são insignificantes, neste caso depois de serem aplicadas as determinações para contabilizar a reavaliação, é improvável que o ativo reavaliado não seja recuperável, não precisando ser estimado.
Se as despesaspara a baixa não são insignificantes, o preço liquido da venda do ativo reavaliado é necessariamente menor do que seu valor reavaliado; o valor reavaliado conterá parcela não recuperável se seu valor em uso for menor do que seu valor reavaliado.
Se o valor reavaliado do ativo for determinado em base que não seja a de valor de mercado, seu valor reavaliado pode ser maior ou menor do que seu valorrecuperável, depois que as exigências de avaliação for aplicadas, a entidade utiliza este pronunciamento para verificar se o ativo sofreu desvalorização.
Existem alguns termos que são usados neste Pronunciamento com significados específicos;
Valor recuperável de um ativo é o maior valor entre o valor liquido de venda de um ativo e seu valor de uso.
O valor em uso é o valor presente de fluxosde caixa de caixa futuros estimados;
Valor liquido de venda é o valor a ser obtido pela venda de um ativo em transações em bases comutativas;
Despesas de venda são despesas incrementadas diretamente atribuíveis á venda ou a baixa de um ativo, excluindo as despesas financeiras e de impostos sobre o resultado gerado;
Perda por desvalorização é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo...
tracking img