Estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Tendo em vista que o objetivo principal do Estresse é favorecer a adaptação do organismo, muitos autores chamam esse processo todo de Síndrome Geral de Adaptação. Essa síndrome foi inicialmente descrita por Hanz Selye e consiste em três fases sucessivas: Reação de Alarme, Fase de Resistência e Fase de Exaustão. Sendo que a última, Fase de Exaustão, é atingida apenas nas situaçõesmais graves e, normalmente, persistentes.
Para Ferreira (1994, p. 279), a definição de estresse é: “Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase.”, definindo homeostase como o equilíbrio dos meios internos do organismo.

De acordo com Carvalho & Serafim (1995), o estresse está ligado diretamente afatores psicológicos, a pessoa estressada não dá conta da carga emocional envolvida e os descontroles fisiológicos por ele causados, tendo como conseqüências, perda de suas respostas psicológicas. O estresse envolve desgastes físicos e emocionais e de acordo com a predisposição do indivíduo pode-se verificar desânimo, ansiedade, ou até manifestações físicas mais graves como: úlcera, infarto e até mesmotendência ao suicídio.

Para McLellan; Bragg & Cacciola (1988) o estresse é uma condição da vida humana, portanto só nos livramos dele com a morte.

Marilda Emmanuel Novais Lipp Instituto de psicologia e controle de estresse.
O estresse pode atingir qualquer tipo de pessoa, pois o mesmo as mais fortes estão sujeitas a um excesso de fatores estressantes que ultrapassam sua capacidadefísica e emocional de resistir.  No passado, pensava-se que o stress se desenvolvia apenas em três fases: alerta, resistência e exaustão. Após 15 anos de pesquisas identifiquei recentemente a existência de uma outra fase do stress, designada de "fase de quase-exaustão", situada entre a "fase da resistência" e a "fase da exaustão". Deste modo, propus um modelo quadrifásico para o stress, expandindoassim o modelo trifásico produz reações a nível emocional desenvolvido por Hans Selye, em 1936.
As manifestações do stress também podem contribuir para a etiologia de várias doenças físicas graves e afetar profundamente a qualidade de vida individual e de populações específicas. Dentre as doenças psicofisiológicas estudadas que tem o stress presente em sua ontogênese, seja como um fatorcontribuinte ou como desencadeador, encontram-se: hipertensão arterial essencial, úlceras gastroduodenais, câncer, psoríase, vitiligo e retração de gengivas, dentre outras.

A autora afirma que a casa do psicólogo recentemente publicou uma quarta fase identificada tanto clinica, quanto estatisticamente, a essa nova fase é dado como fase de quase exaustão que se encontra entre a fase resistência e a fasede exaustão.
Essa fase se caracteriza por um enfraquecimento da pessoa que não esta conseguindo se adaptar ou resistir ao estressor.

Referências:.
Hanz Selye,
Ferreira( 1994, p 279)
Carvalho & Serafim (1995),
McLellan; Bragg & Cacciola (1988)
Marilda Emmanuel Novais Lipp

Qual os fatores que contribuem para o estresse na área administrativa

Analista de RH: A cobrança doscliente, o volume de vagas a serem fechadas é muito grande.
Recrutar candidatos por telefone é cansativo.
Encontrar o candidato que esteja dentro dos padrões e tenha o perfil da vaga, e o cliente não autorizar a admissão do mesmo.
As condições que os candidatos se apresentam, de precisar muito trabalhar, e depositar toda sua esperança em nós, achando que depende da gente para admitir ele, e issonão depende do selecionador e sim da empresa.

Analista de administração de pessoal: Prazos para entregar , folha de pagamento e encargos tabalhistas.
Ferramentas que faz parte da rotina do trabalho , que seria o site da caixa econômica federal, que vive em lentidão e dando problema.
Repartições que não tem, colaboradores preparados para dar suporte , jurídico ou orientações devidamente...
tracking img