Paideia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Uma educação consciente pode até mudar na natureza física do homem e suas qualidades, elevando-lhe a capacidade a um nível superior. Mas o espírito humano conduz progressivamente à descoberta de sipróprio e cria, pelo conhecimento do mundo exterior e interior, formas melhores de existência humana”.
“Na educação, como homem a pratica, atua a mesma foca vital, criadora e plástica, queespontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e propagação do seu tipo”.
“A educação não é uma propriedade individual, mas pertence por essência à comunidade, a educação participa na vida e nocrescimento da sociedade [...] pg.4
“A posição revolucionadora e solidária da Grécia na história da educação humana encontra-se no topo do seu desenvolvimento”.
Os gregos tinham um ideal, educar atodos, principalmente aos nobres, fazendo-os almejar a educação suprema, tentando chegar à perfeição. Eles preparavam o homem fisicamente e intelectualmente (mente sã e corpo sã). E eles se sentiamorgulhosos pela educação que tinham.

“O Helenismo ocupa uma posição singular, a Grécia representa, em face dos grandes povos do oriente, um ‘progresso’ fundamental, um novo ‘estádio’ em tudo que sese refere à vida dos homens na comunidade”.
“Por mais elevadas que julguemos as realizações artísticas, religiosas, e políticas dos povos anteriores, a história daquilo a que podemos com plenaconsciência chamar cultura só começa com os Gregos”.
O Helenismo representou para os gregos o ideal defendido de educação e cultura. Era tudo aquilo que eles tinham, sua educação, nas suas formas de ideias,leis, costumes, seus valores, seus instrumentos de trabalho, suas formas de se fazerem artes, tudo que permite sua convivência em comunidade. A Paidéia no período helenístico pode ser compreendidacomo uma orientação de vida, ou seja, apresentava-se como um conjunto de orientações seguras, que indicavam o caminho da felicidade.

“Reconhecemos hoje, todavia, com a maior clareza, que tal...
tracking img