Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4
2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 5
2.3 CONTABILIDADE EMPRESARIAL 6
2.4 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS 8
2.5 DIREITO 83 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

É essencial ao profissional contábil domar as diversas áreas que a profissão abrange, de modo que ele seja um profissional o mais dinâmico e versátil possível.
Nos semestres anteriores, abordamos já diversos conteúdos, e neste semestre, acompanharemos por este portfólio uma análise dos aspectos de orçamento e direitoempresarial, principalmente, além dos próprios aspectos contábeis intrínsecos do curso.





DESENVOLVIMENTO


1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

No exercício de uma empresa, eventualmente chegará a hora que você vai ter que contar com projeções de fatos que não aconteceram ainda, ou seja, fatos futuros. Prever, de fato, o que vai acontecer é impossível e todos sabemos disso,mas o profissional da área gerencial pode contar com o Planejamento Financeiro para direcionar o futuro da empresa para algo mais próximo do que ele deseja que aconteça.
Planejar é uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscarracionalmente o melhor caminho para se chegar no lugar esperado.
Seguindo por esse sentido, podemos dizer que, em vez de tentar simplesmente adivinhar o que vai acontecer, é preciso fazer por onde chegar em um resultado previsível. O planejamento não elimina todas as chances de dar errado, mas ajuda a minimizá-las. Então, elaborar um Orçamento pode causar muito menos dores de cabeçae aumentar a produtividade.
Como se sabe que há uma chance de erro, é preciso planejar também o Plano B, ou seja, planejar o que fazer se o planejamento inicial falhar, quais as conseqüências e que atitudes tomar para recuperar-se ou tornar os prejuízos e/ou danos mais brandos.

Para que seja elaborado um bom orçamento, afirma-se que as empresas devem passar pelasseguintes etapas:


1. Planejamento do desempenho da empresa como um todo, assim como o de suas subunidades (como departamentos e subdivisões). A administração em todos os níveis, concorda com o que é esperado.
2. O fornecimento de uma estrutura de referência, um conjunto de expectativas específicas contra o qual os resultados reais podem ser comparados.
3. A análise de variações doplanejado. Se necessário, medidas corretivas seguem a análise.
4. Novo planejamento, à luz do feedback e das condições alteradas.


É possível obter-se um raciocínio lógico dessas etapas de forma que sejam melhor memorizadas pelos profissionais de gerência. Num diagrama, podemos colocar



















Como bem expressa o diagrama, o orçamento deveser divido em planejamento, expectativa, controle e feedback. Como se pode perceber, o Planejamento Financeiro permite a capacidade de maleabilidade do esquema planejado, de forma a reagir a qualquer fato imprevisto, adaptando-se e melhorando-se a partir de uma eventual falha.
Repetir um planejamento falho o torna inútil, e é exatamente por isso que é tão importante acompanhar osresultados do planejamento, comparando o que se esperava com o que se conseguiu de fato e questionar: “Será que tudo saiu como o esperado? Se não saiu, o quê eu errei? O que eu devo fazer para que o próximo orçamento alcance o esperado?”. Desse modo, há um ciclo que se renova, em busca sempre na perfeição do planejamento e da previsão orçamentária, e o Orçamento se torna mais útil e mais eficaz....
tracking img