Estoque

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
1. Estoque
Segundo Slack (1997) estoque pode ser definido como sendo a acumulação armazenada de recursos materiais inseridos em um sistema de transformação. Este autor afirma ainda que, o estoqueexiste devido à diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda.
Conforme Barbieri (2006) os estoques são constituídos por todos os itens de materiais destinados a venda, ao processamentointerno e ao consumo relativo às atividades para fins da organização.
Em relação aos conceitos apresentados, consideramos que estoques são todos os materiais acumulados em um processo produtivo,produtos acabados e qualquer outro material ‘parado’ que sirva de utilização para a empresa.

2. Tipos de Estoque
Podem existir vários tipos de estoques, em diversos níveis da cadeia produtiva,como:
- estoque de matéria-prima;
- estoque de materiais em processamento ou estoque em trânsito: inclui materiais entre uma operação e a seguinte;
- estoque de materiais semi-acabados: materiaisestocados após algumas operações e que poderão ser transformados em um ou mais produtos;
- estoque de materiais acabados: peças isoladas de reposição e semi-montadas;
- estoque de produto acabado:produtos prontos.

3. Como Controlar Estoques
Segundo Ballou (1993) o controle de estoque é a parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25 a 40% dos custos totais, representandouma porção substancial do capital da empresa.
As empresas precisam analisar o tipo de serviço que será oferecido, quantos e quais produtos serão mantidos em estoque periodicamente, pois a demandavaria conforme o tempo e, além disso, novos produtos são lançados a todo o momento, tornando-se ainda mais necessário um bom controle para que os processos não escondam falhas e a empresa possa lucrarmais.
Conforme Bowersox, Closs (2001) controle de estoque é um processo rotineiro necessário ao cumprimento de uma política de estoque. O controle abrange as quantidades disponíveis uma determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTOQUES
  • estoque
  • Estoque
  • ESTOQUE
  • Estoque
  • Estoques
  • estoque
  • estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!