Historia do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Marketing

Segundo (KOTLER e KELLER, 2006), Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
A história do marketing vem de longa data, o estudo surgiu de uma necessidade que os industriais tinham em administrar uma novarealidade com a chegada da Revolução Industrial o que causou uma grande transformação num mercado de vendedores para um mercado de compradores. Este era bastante contemporaneo, preocupando-se apenas com logistica e produtividade, para que dessa forma se obtivessem maiores lucros.
Isso tudo se manteve praticamente inalterado até o final da Segunda Guerra Mundial, quando percebendo uma reacao eaumento na concorrencia, os comerciantes começaram a buscar formas de atrair e lidar com os seus consumidores.
Dessa forma, a evolução da área vem ocorrendo gradativamente, ocasionado pelo aumento da procura por tecnologias, qualidade, atendimento, preços, entre outros fatores que o consumidor leva em conta no momento da aquisiçao de um novo produto.Marketing de Varejo em Supermercados


Dessa forma passa a atrair tanto os consumidores como os fornecedores das mais variadas linhas e tipos de produtos. A loja de supermercado em si, é ambicionada por produtores de alimentos, bebidas, frios, utilidades domésticas, embutidos, vestuário, calçados, ferramentas e outros. Demonstra assim, a importância deste ramo no mundo atual.
Nomodelo de supermercados que trazemos, destaca-se o pequeno varejo, no qual podemos chamar de supermercados de bairro ou de vizinhança, o qual corresponde a uma nova realidade, buscando cada vez mais a participação no mercado atual, conquistando espaço, fidelidade e confiança dos seus clientes e fornecedores, visando assim, atender as expectativas do seu público, que na maioria das vezes, busca preço,atenção, qualidade e a praticidade dos serviços prestados, evitando assim as linhas de hipermercados.
Os supermercados de vizinhança vêm buscando fazer diversas operações para beneficiar todas as necessidades do consumidor final. Dentre elas, o auto-serviço, onde o dono do estabelecimento utiliza o baixo custo, baixa margem e alto volume de compras. Há anos atrás, estas lojas de vizinhançaeram conhecidas como “o pequeno armazém de bairro, em que muitas vezes o dono conhecia a preferência de cada um de suas poucas dezenas de clientes e os atendia pelo nome [...]” (AZEVEDO; POMERANZ, 2003, p. 05).
Os inúmeros fatores que fazem dos mercados de vizinhança um atual e crescente sucesso no ramo supermercadista é a proximidade. Como o próprio nome já diz, esse tipo de mercado recebemais diretamente a visita de clientes da própria comunidade ou de comunidades próximas, pela facilidade de se deslocarem até esse mercado. Isso faz com que seja o maior motivo do instigante e arrebatador sucesso destes mercados de vizinhança seja a conveniência.
Outro fator que se destaca nas lojas de vizinhança é relativo ao preço. Mesmo sem a sofisticação e o número de caixas dos grandessupermercados, essas lojas conseguem proporcionar baixos preços ao mercado.
É importante lembrar que várias ações ao investir na fidelização do cliente muitas vezes obtém um grande custo para o empreendedor, porém, todos esses investimentos em atrair o cliente trás um retorno garantido, pois a venda não se encerra no momento que o cliente sai do supermercado, mas ali sim é que começa um longorelacionamento. O mercado atual trás uma oferta sempre grande e o dinheiro do consumidor é curto, sendo este um cidadão livre, podendo optar por suas escolhas.
















Conclusão


O varejista do mercado do mundo moderno deve lembrar que a manutenção de um cliente não só atrai outros, como custa bem mais barato do que conquistar novos clientes. É importante saber...
tracking img