Estilos de aprendizagem em busca das diferenças individuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM BUSCA DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

1. Cristiane de Assis

2. Marta Martins

3. Roseli Silvestre

4. Solange de Matos5. Tatiane de Freitas

6. Vanessa Ramos







O presente artigo aqui apresentado nos fala de vários pontos de vista e pesquisas de pensadores de uma educação vista com vários processos de aprendizagem, o qual só depende de cada individuo.
A escolabaseia-se em um modelo educacional homogênea, não atingindo todos de forma igual. Somos um ser único e aprendemos de forma diferente. Atualmente vivemos em um mundo de grandes mudanças tendo de adaptar-se aos acontecimentos. A partir da adolescência o desenvolvimento ocorre na direção da especialização e interesses individuais. Todo aprendiz tem uma história de vida experiências de aprendizado bemsucedidas, e outros não.







Palavras Chave: Estilos de Aprendizagem, estilos cognitivo, estratégias de aprendizagem.





1.Cristiane Estagiária na área da Educação Infantil 2.Marta Auxiliar de Produção, 3.Roseli Auxiliar de Auditoria 4.Solange voluntária no Movimento Escoteiro 5.Tatiane Auxiliar Administrativo, 6.Vanessa Estagiária na área de Educação Infantil, docentes do curso dePedagogia.

INTRODUÇÃO

O artigo aqui apresentado é um artigo de revisão, e tem como objetivo principal nos mostrar as diferentes teses e pensamentos, de diversos autores e estudiosos da educação mundial, nos mostrando as vantagens e desvantagens de cada teoria de estilos de aprendizagem a “homogênea” e de onde foram originadas.
Os estilos de aprendizagem podem ser: auditivos, visuais ecinestésicos.
Fatores de diversas naturezas, como físico, ambiental, cognitivo, afetivo, cultural
e sócio-econômico, influenciam o processo de aprendizagem.
Um indivíduo pode carregar unicamente um estilo ou então uma mescla de estilos.
Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.
Um Estilo de Aprendizagemnão é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e com mais resultados.
Entretanto o artigo não nos traz a certeza de nenhuma das teorias, simplesmente nos abrem milhões de possibilidades e exemplos de interpretação nos fazendo repensar alguns conceitos impostos peloatual modelo o da educação homogênea tido como método ideal.
O artigo traz também alguns importantes nomes para a educação mundial e idéias que aos poucos vem sendo utilizados nos dias de hoje, estes que ainda continuam em estudos, pois estas pesquisas ainda não são conclusivas. E também pretende esclarecer em que as teorias que mais influenciaram os estilos de aprendizagem e com queprofundidade e que outras influências de teorias psicológicas estariam nesta pesquisa.
A escola que freqüentamos, baseia-se no modelo educacional no nosso país, o da educação homogênea. Não se trata de negar as valiosas contribuições destas teorias para uma compreensão mais geral dos processos de aprendizagem, mas queremos ir além procuramos entender no que diferimos uns dos outros quandoaprendemos. Piaget (1972), embora postulasse os estágios de desenvolvimento cognitivo atrelados a faixas etárias em crianças e adolescentes, revê as questões relativas ao desenvolvimento cognitivo durante a passagem da adolescência para a fase adulta, admito que não se pode generalizar suas conclusões para todos os sujeitos, confirmando as existências de diferenças individuais no ritmo do desenvolvimento. A...
tracking img