Sindrome ovarios policisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome do ovário policístico

Muito comum.
Diferença entre ter ovário X síndrome do ovário policístico.
Síndrome do ovário policistico é chamada Anovulação crônica hiperandrogênica pq é a principal causa de anovulação. Pacientes ficam sem ovular por longos tempos.
* Acomete de 5 a 10% da população geral. Incidência alto. Pode variar para mais dependendo da população estudada.
*Caracterizada por ciclo anovulatórios (mulheres que fazem a primeira fase do ciclo, mas não fazem a segunda , não produzem os progestágenos de forma adequada e não ovulam. Terão ciclos mais longos (+ 35dias) , muito tempo sem menstruar (poucas vezes no ano), proliferação do endométrio que perde sustentação pq não tem os progestagenos para balancear (sangram por mais tempo).
* oligomenorreicos,com períodos de amenorréia secundária (+de 3 ciclos ou 6 meses sem sangramento), causa mais comum de infertilidade, manifestações androgênicas (hirsutismo – pelos em locais que necessitam de hormônios bigode, rosto, região tórax antetior e posterior, abdomem, lombar- e acne), obesidade e ovários aumentados de volumes.
* Muitas vezes a paciente tem ovários policísticos e menstruam normalmente.(não eh sind ovário policístico).
* Causa mais comum de anovulação crônica e de infertilidade de causa ovulatória
* Etiologia pode estar relacionado com anovulação crônica (alterações na pulsatilidade central do GnRH e do LH, anormalidades intrínsecas na esteroidogênese ovariana, ação de hiperinsulinemia estimulando a síntese de androgênios (androgênio leva a resistência a insulina, quadrodiabetes símile, e pâncreas produz mais insulina para manter homeostase, fatores ambientais – dieta (< 10% do peso passa a ter ciclos ovulatorios) e atividade física)
* Alterações androgênicas fazem com que ocorra alteração da pulsatilidade do Gnrh e LH, com aumento de Lh e diminuição de FSH, não forma estradiol, que é importante no pico no meio do ciclo, que leva pico de FSH, estradiol eLH e ovulação.
* Anormalidade intrínseca na esteroidogenses - mecanismo de 2 celulas 2 gonodofrinas - A teca estimulada pelo LH produz andrógenos que passa para granulosa através da ativação FSH ativa aromatase e o andrógeno seja transformado em estradiol, que inibe a hipófise (feed back) diminuindo a produção pulsatilidade do gnrh. O Estradiol > receptores de FSH a nível de teca e >produção de estradiol que vai definir folículo dominante.
Fisiologia
* Hiperandrogenismo (inicio de tudo, não se sabe se por estimulo endogeno ou genético)
* Há Desregulação do citocromo P450c17, essa enzima alterada faz com que não haja conjungação do androgenio com as proteinas carreadores de hormônios esteróides – e assim tenha mais androgênios livres na circulação.
* Nos tecidosperiféricos, os androgênios são convertidos em estrona (mais fraco que o estradiol), isso alteração nos pulsos de GnRH, que determina liberação de LH ou FSH. E como há estrona e não estradiol – há freqüência baixa e alta amplitude levando ao ↑ dos níveis de LH, se aumenta LH, e apenas a Células da teca tem receptores de LH, e assim ↑ produção de androgênios pela teça. E a granulosa não da conta detransformar andrógeno em estradiol.
* Excesso de androgênio, ativação da 5- alfa-redutase – formação de di-hidrotestosterona (não sofre aromatização), que fica circulante.
* Metabolitos em excesso inibe a aromatase – não produção de estradiol, se não tem, não tem indução de receptores de FSH, não produz estradiol, não tem formação de folículo dominante e > LH e < FSH em ciclo vicioso(> androgenio - > lh , > andrógeno pela teca, não tem quts receptores de FSH, não ocorre ovulação e o aspecto do ovário cheio de folículos.
* Atresia folicular – rico em inibina – redução na produção de FSH
* ↑↑↑ níveis plasmásticos de androgênios, ocorra resistência periferica a insulina e produção de insulina pelo pâncreas (hiperinsulinemia) e obesidade (tecido periferico tem...
tracking img