Estilo de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTILO E LINGUAGEM DO MODERNO TEXTO EMPRESARIAL

VENCER OS BLOQUEIOS... E COMEÇAR
Começar... Eis aqui o problema maior. Por que será que praticamente todo mundo em nosso país tem tantos problemas para redigir, ou melhor, para começar a redigir?
Há alguns bloqueios que contribuem para a nossa “inibição redacional” Os principais são os seguintes:

I . Falta de hábito de redigir;
II.Limitação de vocabulário;
III. Raciocínio desordenado;
IV. Medo de errar.

I. Falta de hábito de redigir

Redigir é um trabalho braçal. É ensaio e erro. Muitas folhas amassadas, rasgadas e jogadas fora. Antigamente se escrevia mais, pois o ato de escrever era estimulado. Tal estímulo foi perdido com as comodidades da vida moderna.

Para solucionar, devemos voltar a praticar a escrita. Escreva sobretudo e pratique! Esse primeiro bloqueio é fácil de ser resolvido.

II. Limitação de vocabulário
A base para esse “problema” de vocabulário está na leitura. Além de pouco escrever, a geração atual também mal lê. “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”. E a única solução para esse segundo bloqueio é a prática da leitura.

III Raciocínio desordenado
O excesso de idéias é o fator principalque nos prejudica na hora de elaborar um texto. O caos consiste em não saber organizar bem as idéias, para construir um texto. A solução para esse bloqueio pode ser feita da seguinte forma:
• Escreva tudo que vier à mente, mesmo que desordenadamente. Depois vá “garimpando”, eliminando os excessos e deixando no texto somente o que for necessário. Aos poucos você vai se organizando melhor. È como sefosse uma “escrita automática”.

IV. Medo de errar
O medo de errar é algo muito antigo e faz parte de um (pré) conceito educacional, de que não se pode errar. O ideal é que você escreva o que vier à sua mente, e só depois, faça a revisão para verificar deslizes gramaticais, ausência de pontuação, regência, concordância ou mesmo ortografia.

MODERNIZAR, POR QUÊ?
Por que as organizações devemmodernizar o seu estilo e a sua linguagem?

Será que isso é realmente necessário?

Todas essas modernizações servem para quê? Atendem a que objetivo?

A modernização de estilo e de linguagem das correspondências empresarias aconteceu a partir de um momento histórico específico – o final dos anos 70 – como resultado de um contexto econômico em que a luta por uma fatia do mercado mundial setornou muito mais competitiva.

Há algum argumento para que um texto mal redigido não represente perda financeira substancial para uma empresa?

Com um texto ruim, as pessoas tornam-se desmotivadas para prestar atenção ao que estão lendo; desacreditam de seus líderes; surgem os conflitos internos etc. Por esses e outros motivos é extremamente necessária a comunicação eficaz.

A EFICÁCIA DE UMTEXTO
A comunicação empresarial, diferentemente do texto jornalístico e do literário, por exemplo, tem como princípio fundamental uma resposta objetiva àquilo que é transmitido. A essa característica dá-se o nome de eficácia.

Na correspondência empresarial, o destinatário é sempre o cliente e este precisa compreender a mensagem para que possa dar uma resposta a ela. É essa resposta que marcaráa eficácia da mensagem.

Porém, como obter a melhor resposta?

A eficácia do moderno texto empresarial equivale também à força da retórica antiga. Há de se perceber, quanto o simples documento interno – o memorando ou a comunicação interna – funciona como instrumento de marketing indireto, reforçando ou conferindo novos rumos à cultura da empresa. O texto escrito deve ser percebido como uminstrumento relacionado à função estratégica empresarial, de diversos ângulos: seja na cultura da empresa, seja no aspecto motivacional, seja no econômico, evitando “retrabalho” e desperdício de tempo.

Para que se obtenha a eficácia mencionada anteriormente, ainda é preciso persuadir, convencer o destinatário dessa mensagem. Para que isso ocorra não é preciso vocabulário sofisticado nem...
tracking img