Estequiometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estequiometria

Resumo
Foi realizado o experimento 11, no qual analisa-se aspectos qualitativos e quantitativos de uma reação química. No caso em questão, foram utilizados KI (iodeto de potássio) e Pb(NO3)2 (nitrato de chumbo), ambos em concentração de 0,5 mol/L.
O objetivo do experimento é analisar o reagente limitante e o reagente em excesso, além do ponto de equivalência, ou seja, omomento em que não há reagente limitante e reagente em excesso.
Através do cálculo estequiométrico, pode-se determinar as quantidades de reagentes consumidos e de produtos formados nas reações químicas.
É imprescindível ressaltar que para a realização do experimento é necessário que se manuseie as substâncias na capela, uma vez que o aluno pode estar propício a contaminação/ intoxicação.Introdução/ Objetivo
Uma reação química pode ser apresentada sob a forma de dois aspectos:
Aspecto qualitativo: através das fórmulas químicas, indica quais são as substâncias (reagentes e produtos) envolvidas na reação.
Aspecto quantitativo: indica as quantidades relativas de reagentes consumidos e de produtos formados, através dos coeficientes estequiométricos.
Estequiometria é o cálculo daquantidade de reagentes e produtos da reação, baseado nas leis das reações químicas. (Vide Cola da Web)
A estequiometria baseia-se na Lei da Conservação das Massas, que combina proporções definidas de compostos químicos. (Wikipédia). A estequiometria é usada com maior freqüência para balancear equações químicas.

No caso do experimento 11, tinha-se como objetivo analisar de forma quantitativa osreagente limitante e o reagente em excesso, sendo observado também seu ponto de equivalência, ou seja, quando há um equilíbrio, não havendo excesso nem limitantes.

Parte Experimental
Materiais e reagentes utilizados:
- Tubos de ensaio
- Pipetas graduadas
- Soluções aquosas de Pb(NO3)2 e KI, Ambos com 0,5 mol L-1
Procedimentos;
1- Foram separados cinco tubos de ensaio enumerados de 1 a 5.Mediu-se, com uma pipeta, 1 ml da solução aquosa de Nitrato de chumbo e transferiu a solução para cada tubo de ensaio.
2- Cada tubo de ensaio contendo 1 ml de Pb(NO3)2 foi adicionado determinadas quantidades de KI.
3- Tubo 1; Mediu-se, com uma pipeta graduada, 0,5 ml da solução aquosa de iodeto de potássio e transferiu-a para o tubo 1.
4- Tubo 2; Mediu-se, com uma pipeta, 1 ml dasolução aquosa de Iodeto de potássio e transferiu-a para o tubo 2.
5- Mediu-se, com uma pipeta, 2 ml da solução aquosa de Iodeto de potássio e transferiu-a para o tubo 3.
6- Mediu-se, com uma pipeta, 3 ml da solução aquosa de Iodeto de potássio e transferiu-a para o tubo 4.
7- Mediu-se, com uma pipeta, 4 ml da solução aquosa de Iodeto de potássio e transferiu-a para o tubo 5.
Depoisde 3 minutos todo o precipitado decantou-se podendo inferir;
Notou-se uma mistura bifásica, distinguindo um solido amarelado no fundo do tubo, e um liquido incolor por cima.
Notou-se também que do tubo 1 para o tubo 2 houve um aumento quase que o dobro de precipitado amarelado.
8- Escreveu-se a reação química e efetuando o balanceamento da reação.
9- Calculou-se o rendimento da reação,obtendo o reagente limitante e o excesso e demonstrou em qual tubo ocorreu à razão estequiométrica.

Resultado e Discussão
1- O que é uma reação química?
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias como:fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade.

2- Que fatores/ alterações devemos observar em uma reação química?
Podemos reconhecer na ocorrência de reação química alterações no sistema tais como, mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura. Porém podem ocorrer reações químicas...
tracking img