Aneurisma cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aneurisma cerebral

Um aneurisma cerebral é uma doença na qual um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no cérebro. A dilatação é causada por uma fraqueza da parede de uma artéria ouveia do cérebro.
O aneurisma cerebral é considerado perigoso pois, ao romper-se dentro da calota craniana, estrutura inelástica por natureza, produz um aumento da pressão intracraniana, o que faz comque as estruturas do cérebro responsáveis pela respiração sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.

Causas (Etiologia)

Os aneurismas podem resultar de defeitos congênitos,condições pré-existentes como pressão sanguínea alta e aterosclerose (o desenvolvimento de depósitos gordurosos nas artérias) ou trauma físico na cabeça. Os aneurismas cerebrais ocorrem mais comumenteem adultos do que em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade. São um pouco mais comum em mulheres do que em homens.
Diversas pesquisas tentam buscar mecanismos genéticos que causam osaneurismas. Essa busca identificou diversas localizações cromossômicas relacionadas
Fisiopatologias
A gravidade do aneurisma depende do seu tamanho e do local acometido.
Qualquer vaso pode apresentar umadilatação aneurismática, porém os dois locais mais comuns são a aorta e os vasos cerebrais.

Os principais fatores de risco são:

- Cigarro
- Obesidade
- Sexo masculino
- Colesterol alto eaterosclerose
- Hipertensão (leia sobre o sal e sobre lesões da hipertensão)
- Idade avançada
- História familiar

Tratamento
O tratamento para aneurisma cerebral depende do seu tamanho, localização,se está infectado e se houve ruptura.. Especialmente os grandes ou que estão crescendo, envolve cirurgia, a qual pode ser arriscada dependendo da localização.
O tratamento deve ser rápido e écirúrgico, sendo complicada devido às dificuldades no acesso ao local sem lesar mais o cérebro, e como manter íntegra a circulação sanguínea da parte antes irrigada por esta artéria. Dependendo do local...
tracking img