Professora, existem santos negros?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRITICA – PROFESSORA, EXISTEM SANTOS NEGROS?

Os negros foram arrancados à força de suas terras e transportados a América portuguesa na condição de escravos. Nesse processo eles foraminseridos na sociedade brasileira, perdendo qualquer relação de parentesco e liberdade, sendo sua cultura e religião totalmente fragmentada.
As mudanças relacionadas à cultura e religiãoafricana foram reconstruídas de modo a estabelecer conexões entre a identidade negra de origem e a sociedade brasileira ao qual deveriam se adaptar.
A população negra foi obrigada a incorporar ospadrões do catolicismo. E somente através da incorporação do catolicismo que os negros poderiam se mover no mundo real do dia-a-dia, na sociedade onde os brancos eram dominadores. Então, tornava-seimperativo ser, sentir e parecer brasileiro, e para isso teriam que ser católicos.
O panorama religioso do Brasil consistia em: Católicos praticantes autênticos que aceitavam e praticavam os dogmase ensinamentos impostos pela hierarquia eclesiástica; os Católicos praticantes superficiais que faziam uma encenação social, cumprindo apenas os rituais e deveres religiosos obrigatórios; osCatólicos displicentes que evitam os sacramentos e demais cerimônias sacras, por simples indiferença e descaso espiritual e os Cristãos novos, animistas, libertinos e ateus que se camuflavam como católicos porconveniência, evitando repressões inquisitoriais.
Os negros construíram estratégias de resistência de sobrevivência e de manifestação de sua religiosidade. O fato de praticarem suas crençasnão os impedia de serem também católicos fervorosos e convictos dos dogmas da fé cristã. Não se tratava apenas de obrigação, conveniência ou “camuflagem”. Para o negro, não havia oposição, incoerência ouseparação entre a sua africanidade e o catolicismo, pois conseguiram conciliar coisas contraditórias e inconciliáveis.
A maneira que o negro destacava sua devoção incomodava, preocupava e...
tracking img