Trabalho fgv de gerencimanto de projetos - método de coletade requisitos utilizando mapa mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA GERENCIAMENTO DE PROJETOS
TURMA : GP 07
UBERLÂNDIA, M.G.



















MÉTODO DE COLETA DE REQUISITOS








Professor Fábio Dias Bahia
Aluna: Sandra


Muitas são as definições de sucesso em projetos. Muitos dizem que sucesso em projetos é atender as necessidades do cliente, dentro do prazo, escopo e custo contratado. Contudo, por váriosmotivos, uma simples reforma pode se tornar uma grande dor de cabeça. É motivo até de surpresa, quando esse tipo de trabalho acabe mesmo dentro do prazo combinado. Verdade ou não, temos sempre a impressão que construção e reforma "- É assim mesmo, sempre atrasa um pouco".
Isso não acontece só com reformas, no ambiente empresarial é muito comum implantações de sistema de informática que atrasoumeses, projetos de mudança de instalações, implantação de controles gerenciais (ISO9000, Planejamento Tributário, Planejamento Estratégico) e etc.
Uma das causas que gera muitos desses atrasos e estouros no orçamento é coleta de requisitos incompleta.
No caso da reforma de uma casa, clientes querem cobrar prazo dos construtores mas aparecem a cada dia com uma idéia nova para complementar areforma. No dia da contratação do serviço não sabia ou não explicou corretamente o que queria que fosse feito e com isso desencadeia os custos elevados.
A Coleta de Requisitos é um processo que visa documentar todas as funcionalidades e características do produto e do projeto para que atenda as expectativas e necessidades das partes interessadas. Ou seja, documentar claramente o que foipedido, solicitado e combinado. Em projetos maiores deve ser feito documento formal com assinatura do requerente, para que depois fique bem claro quem definiu como "as coisas" deveriam ser feitas. Mesmo em projetos pequenos, é indispensável essa documentação. Pode ser algo simples, um formulário de uma página. O simples fato de escrever e tomar assinatura do cliente gera um código mental que confirmatudo que foi falado e minimiza as chances de confusão posterior.
Detalhar precisamente as funcionalidades e características do PRODUTO: de como deve ser a sua concepção final. Observar, entender e registrar tudo o que o cliente requer sobre o referido produto. Depois será necessário discutir e traduzir esses requisitos com a equipe do projeto. Quanto mais detalhes o gerente de projetosconseguir extrair do cliente, maiores serão as chances de sucesso.
Entender ao máximo as expectativas e necessidades das partes interessadas (stakeholders): Esse é o ponto fundamental. Muitas vezes os clientes não sabem o que quer. Tem uma boa noção mas precisam de ajuda para conceber o produto final. Existem casos de projetos que são finalizados de acordo com o requerimento mas não satisfaz ocliente porque a sua necessidade era diferente da expectativa. Então cabe ao gerente de projeto, ou encarregado de coletar os requisitos, entender as expectativas dos clientes. Veja que vai muito além de somente requisitos do produto, esse tópico relaciona na usabilidade do produto .
Identificar todas as partes interessadas (stakeholders): Quem são os usuários, beneficiados, afetadospelo produto do projeto. Levando o exemplo da empresa, é comum projetos atenderem os funcionários mas a diretoria não aprovar e até mandar abortar o projeto. O contrário é verdadeiro. Mudam-se muitas coisas nas empresas a pedido da "chefia" e simplesmente os funcionários não aderem totalmente por se tratar de verdadeiras tolices, feitas por quem nunca teve experiência com a prática da coisa. Entãoidentifique e envolva os stakeholders.
Sabendo quem são as partes interessadas, identificando as expectativas dessas pessoas e documentando completamente tudo aquilo que o produto deve ter, as chances de fazer um orçamento correto e atender as expectativas do produto aumenta sobremaneira.
As ferramentas para coletar requisitos propostas pelo PMBOK 4a. Edição são as seguintes:
1....
tracking img