Estagio supervisionado 1

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma atividade de extrema importância na formação inicial do professor, logo que, é o momento em que estagiários vivencia, mas diversas situações do contextoescolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor/aluno; os métodos de avaliação do professor; os recursos utilizados pelos professores. “O estágio é o eixo central na formação de professores,pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004) é uma exigência da Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) onde é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim oestágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o queencontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes. De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é aforma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendomelhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação doeducador (GUERRA, 1995)”.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Letras – UEA, da disciplina EstágioSupervisionado I, ministrada pela professora Ana Letícia Ferreira de Carvalho, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola Estadual Duque de Caxias, no período de 06 de...