Miopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças
Miopia é um problema visual que faz com que haja uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos nitidamente, mas os objetos distantes são vistos como se estivessem desfocados. O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes. É frequente que no início doproblema, o indivíduo não dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular. Para uma melhor visão, o ponto focal dos raios luminosos devem convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina).

Olho com Miopia corrigido
Olho com Miopia

Defeitos do sistema ópticoassociados à doença:
No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
. Excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
. Excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
. Excessivo alongamento do globo ocular;
. Combinação dos fatores anteriores.

Como corrigi-la:
A correção da miopia poderá serefetuada:
. Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.
. Através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas.

Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olhodo hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo. Resumindo, a hipermetropia evidencia-se quando, por algum motivo, os raios luminosos provenientes dos objectos próximos, em vez de serem correctamente projectados sobre a retina, incidem num ponto situado por trás daretina. A visão ao perto fica turva, pouco nítida, enquanto que a visão ao longe, que não necessita tanto do mecanismo de acomodação do cristalino, apenas é ligeiramente afectada ou é até totalmente normal.

Olho com Hipermetropia
Correção da visão de um hipermétrope através de lentes convexas

Defeitos do sistema óptico associados à doença:
. O olho tem um diâmetro mais curto do que onormal, o que faz com que o cristalino projecte os raios luminosos provenientes dos objectos próximos sobre o plano em que "deveria" estar situada a retina; neste caso, encontra-se mais à frente do que o habitual, unindo-se num ponto situado por trás do mesmo.
. Córnea ou cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo.
Como corrigi-la:
Para este problemautilizam-se lentes convergentes ou convexas, que têm a função de convergir a luz para a retina, onde se vai formar a imagem.
Uma alternativa de correcção do problema, restrita, geralmente, a maiores de 21 anos, é a cirurgia refrativa realizada com Excimer Laser ou Lasik.

Presbiopia normalmente conhecida como "vista cansada", é uma deficiência na visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa,ocasionando o endurecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade
Na fisiologia normal do olho, para se olhar de perto, é necessário que o poder refrativo do olho seja aumentado, para que a imagem seja focalizada. A 33 cm, que é a distância normal de leitura é necessário que haja um aumento do cristalino para que a imagem seja vista com nitidez, para que o cristalino aumentede tamanho contraindo pequenos músculos dentro do olho, os músculos ciliares, que modificam o formato do cristalino, aumentando o seu poder dióptrico, processo este chamado de acomodação. A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato,...
tracking img