Durkhein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de se abordar a questão do negro é importante discutir primeiramente as questões sobre o currículo, a educação e a diversidade cultural no contexto da experiência humana. A educação por ser umprocesso constituído da experiência humana está presente dia-a-dia especificamente a escolarização. Tanto no meio geral ou no meio escolar realizamos uma aprendizagem de diversas naturezas culturais eé por meio desse processo que o homem constrói o seu conhecimento e identidade.
É possível notar através dos movimentos e lutas vivenciados desde o século XXI que qualquer tipo de intolerância epreconceito leva a um processo de destruição cultural e a desumanização.
E é seguindo essa linha que tece a luta pela diversidade que os educadores devem desenvolver a sua pedagogia. No entanto essanão é a realidade da maioria dos profissionais brasileiros que são formados para trabalhar utilizando uma pedagogia que prega a uma educação homogênea com o lema de educação igual para todos dotada deum falso discurso que esconde um processo de esquecimento e desprezo pela cultura diferente da branca.
Porém para ser possível mudar essa face caraterizada pela homogeneidade da cultura branca einstaurar valores de diferentes culturas tais como a negra e a indígena se for revisto três aspectos do plano pedagógico: as práticas, os valores e o currículo e conteúdos, incluído diversos elementos etraços culturais. É importante ressaltar que só após essas mudanças o aluno negro se verá representado dentro da escola e sentirá “igual” a todos, a escola se tornará um ambiente acolhedor para ele.4)
5) No 1º texto autora faz uma pesquisa sobre a igualdade nas escolas brasileiras. Sua conclusão se da na seguinte visão; existe sim um discurso de igualdade e respeito as diferenças, porém essasituação não acontece na realidade, porque as escolas lidam com uma igualdade sim, porém ela é voltada para a cultura dos brancos, e na hora de elaborar os currículos escolares, a culturas das outras...
tracking img